Terça-feira, 26 de Maio de 2026
Alto TâmegaBombeiros, juntas de freguesia e município unem-se ajudar Leiria

Bombeiros, juntas de freguesia e município unem-se ajudar Leiria

O movimento solidário para ajudar a região Centro, promovida pelos Bombeiros de Salto e Montalegre, com apoio do município de Montalegre e de todas as Juntas de Freguesia do concelho, partiu hoje com ajuda humanitária para apoiar famílias afetadas pela tempestade Kristin.

Com apoio destas entidades e participação de muitos privados e cidadãos individuais estão a caminho dos concelhos mais afetados 70 paletes de materiais de construção, 10 paletes com alimentação, oito paletes de roupa, duas paletes de bens higiene pessoal e uma palete de alimentação para animais.

Além disto, será entregue aos Bombeiros de Leiria uma quantia monetária para apoiar a reconstrução do seu quartel, bem como quatro geradores para apoio à população.

A esta onda solidaria, juntou-se ainda um empresário de Vila Pouca de Aguiar, com a cedência de lonas e o Centro Social Nossa Senhora do Extremo, de Tourencinho, com bens de primeira necessidade bem como um grupo empresarial (de Paredes-Porto), com a cedência de uma palete de tecidos impermeáveis.

Ainda no dia de hoje, os bens serão entregues nos centros de recolha para que possam chegar a quem mais precisa.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal, que provocou algumas centenas de feridos e desalojados. Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 69 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

 


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS