A greve da administração pública tem tido uma forte adesão na saúde e também no ensino, com algumas escolas fechadas ou com atividade letiva suspensa. Fonte sindical, destacou à VTM que nos hospitais de Vila Real e Chaves a adesão pode superar os 80%.
No ensino, há confirmação por parte das direções das escolas à VTM de atividade letiva suspensa, uma vez que há falta de pessoal não docente em setores como as cantinas. Ainda há escolas encerradas, como acontece no Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo, em Chaves. Das nove escolas que compõem o agrupamento, três estão sem atividade letiva.
Também em Peso da Régua, onde no Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia com exceção do Jardim de Infância de Loureiro, todas as escolas se “encontram encerradas, uma vez que não estão reunidas as condições mínimas necessárias para garantir a segurança”, conforme comunica o próprio agrupamento nas redes sociais.
Em Santa Marta de Penaguião, o agrupamento de escolas tem atividade letiva suspensa em duas escolas. O mesmo acontece na escola secundária de Valpaços, apesar de outras sete escolas do agrupamento estarem a funcionar normalmente.
O diretor do agrupamento de escolas de Vila Pouca de Aguiar confirmou à VTM que apenas a escola secundária está encerrada, com situação normal nas restantes.
Em Sabrosa, as aulas também foram afetadas no agrupamento de escolas Miguel Torga, com a escola sede encerrada, assim como a escola básica Fernão Magalhães.
Na cidade de Vila Real, a escola secundária de São Pedro suspendeu a atividade letiva, como demos conta antes, enquanto a escola secundária Camilo Castelo Branco continua a funcionar, apesar de alguns funcionários em greve.
Por outro lado, em Boticas, Mondim de Basto e São João da Pesqueira a greve não foi sentida com grande intensidade, mantendo-se a atividade letiva normal.
Na justiça a greve não foi tão sentida como nos setores do ensino e saúde, mas segundo António Serafim, do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte, o tribunal de Chaves encerrou, assim como a Conservatória do Registo Predial de Vila Real.
Segundo a mesma fonte, a expectativa de adesão no Centro Distrital da Segurança Social de Vila Real eram mais altas do que aquelas que se verificaram, assim como no tribunal da mesma cidade.



