Sexta-feira, 26 de Junho de 2026

Tecnologia aproxima idosos e ajuda a combater o isolamento

Projeto Aldeias Pedagógicas Digitais já colocou tablets nas mãos de dezenas de idosos e pretende mostrar que é possível envelhecer em casa, com autonomia, segurança e qualidade de vida

Nas aldeias da União das Freguesias de Aveleda e Rio de Onor, no concelho de Bragança, a tecnologia está a tornar-se uma aliada inesperada dos mais velhos. Através do projeto Aldeias Pedagógicas Digitais, promovido pela Azimute – Associação de Desportos de Aventura, Juventude e Ambiente, dezenas de idosos estão a receber tablets adaptados às suas necessidades, permitindo-lhes comunicar com familiares, estimular capacidades cognitivas, aceder à Internet e, sobretudo, sentirem-se menos sozinhos.

O objetivo da iniciativa é contribuir para que os idosos possam permanecer nas suas casas e nas suas aldeias durante mais tempo, preservando a autonomia e evitando processos de institucionalização que muitas vezes resultam do isolamento ou da dificuldade de acesso a serviços.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

ou compre apenas este artigo:

Comprar este artigo — 1,00€
Se já é PREMIUM, Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

-PUB-
-PUB-