As Termas de Chaves organizaram uma tertúlia que abordou o papel da Água Termal da região “na promoção do bem-estar e dos cuidados de pele”. Na mesma sessão, foram ainda apresentados dois novos produtos de dermocosmética, desenvolvidos no âmbito do projeto Therm4Skin.
O evento reuniu especialistas das “áreas da ciência, saúde e nutrição para analisar o impacto e os benefícios da Água Termal Flaviense na saúde e no bem-estar”.
Na abertura da sessão, o presidente da câmara municipal, Nuno Vaz, destacou a importância deste recurso para a economia e desenvolvimento da região. “A Água Termal é um património que nos distingue e que contribui para o crescimento económico e científico do concelho”.
A administradora das Termas, Brigite Gonçalves, moderou a tertúlia, onde afirmou que a Água Termal de Chaves é essencial para o bem-estar de quem a utiliza. “Não é apenas um recurso terapêutico, mas também um elemento de equilíbrio, bem-estar e autoestima para quem a utiliza”.
Foi também apresentado os resultados de um estudo feito através do projeto “Therm4Skin”, que é liderado pela GEMC – Gestão de Equipamentos do Município de Chaves e desenvolvido em parceria com o Laboratório Colaborativo AquaValor e o Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa.
O projeto estuda “as propriedades bioativas da Água Termal Flaviense e a sua aplicação em produtos dermocosméticos inovadores, capazes de promover a regeneração, hidratação e proteção da pele”.
Maria José Alves, investigadora e Diretora Executiva do Laboratório Colaborativo AquaValor, apresentou os resultados do estudo desenvolvido no âmbito deste projeto, que comprovam “as propriedades regeneradoras, antioxidantes e hidratantes da Água Termal”.
A investigadora evidenciou que “a composição mineral desta água, rica em sílica, magnésio e cálcio, favorece o equilíbrio da pele, reforça a barreira cutânea e contribui para a sua hidratação e proteção, especialmente em fases de maior sensibilidade, como a peri e a menopausa”.
Foram apresentados ainda dois novos produtos de dermocosmética das Termas, “uma Água Micelar e um Spray Capilar, ambos formulados com 80% de Água Termal Flaviense e com um índice de naturalidade acima dos 90%”.
Estes dois novos produtos foram desenvolvidos para “responder às necessidades específicas da pele e do cabelo em fases de alteração hormonal”.


