Terça-feira, 15 de Junho de 2021

Territórios de fronteira querem “fundos do mecanismo de recuperação e resiliência”

“Se a crise económica nos afeta a todos, no caso dos territórios de fronteira a crise duplica-se”, alertaram os Agrupamentos Europeus de Cooperação Territoria (AECT’s) ibéricos, em comunicado, após um “Side Event”, promovido pela Eurocidade Chaves-Verín. 

-PUB-

Nesse sentido, as regiões de cooperação fronteiriça entre Portugal e Espanha, decidiram por unanimidade, solicitar à Europa e respetivos Governos “fundos do mecanismo de recuperação e resiliência”, previstos no Fundo Europeu de Recuperação. 

Os representantes das AECT’s, presentes no evento, sublinharam que os três meses de encerramento das fronteiras, devido à pandemia de Covid-19, tiveram um enorme impacto que afetou a coexistência de famílias mistas, a diminuição da mobilidade da mão de obra e um desastre económico sem precedentes. “O encerramento bilateral das fronteiras, sem ponderar as circunstâncias especiais da população fronteiriça, aniquilou as economias de escala existentes entre as populações Raianas”, pode ler-se no comunicado. 

Segundo a nota, o debate centrou-se “nas questões que mais afetam

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.