Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022

Todos estão convocados para debater o futuro da região

No dia 19 de junho vai realizar-se o “Fórum Compromisso 2020”, no Centro de Congressos do Vidago Hotel Palace

-PUB-

Para participar no “Fórum Compromisso 2020”, todos os transmontanos e durienses estão convocados para apresentar as suas ideias para o desenvolvimento futuro da região.

Um ano após a assinatura da Carta de Compromissos, que uniu nove instituições (UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Institutos Politécnicos de Bragança e Viseu, Comunidades Intermunicipais do Alto Tâmega, Douro e Terras de Trás-os-Montes e Associações Empresariais como ACISAT, NERVIR e NERBA), com o objetivo de combater o declínio do interior norte, através do desenvolvimento de um trabalho articulado de promoção do território de forma sustentável, no “Fórum Compromisso 2020” será elaborado um documento com as conclusões que será depois entregue ao governo, deputados e entidades oficiais, para que seja colocado em prática.

As nove instituições unidas “exigem que o Governo acredite na região e nos seus agentes e se comprometa a investir e a apoiar as conclusões do documento que será elaborado”. Assim, no próximo dia 19 Vidago será palco do “Fórum Compromisso 2020”, onde será apresentado o trabalho conjunto das entidades que assinaram a Carta de Compromissos. Será o momento de se fazer uma reflexão profunda e alargada sobre a região de Trás-os-Montes e Alto Douro, as suas debilidades e bloqueios ao desenvolvimento, as suas potencialidades e os casos de sucesso existentes, que podem ter um papel mobilizador do território e da população que nele vive. Tomando a região como um território de oportunidades, o objetivo passa por criar um espaço de participação e partilha, que gere ideias agregadoras e promova mais cooperação entre agentes regionais.

O Fórum contará com três painéis temáticos – Identidade e Desenvolvimento Territorial; Formação, Inovação e Empreendedorismo; e Competitividade e Internacionalização -, cada um com a participação de oradores que representam a administração pública, as autarquias, o mundo empresarial e político e o ensino superior.

Destacam-se as intervenções de Daniel Bessa, ex-ministro da Economia e diretor-geral da COTEC Portugal, que lançará alguns desafios aos participantes no Fórum, e de Emídio Gomes, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, que enquadrará o painel sobre Identidade e Desenvolvimento Territorial.

Na sessão de encerramento do Fórum é aguardada a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. A participação é gratuita e aberta a todos os cidadãos interessados. O programa está disponível em http://www.compromisso2020.ipb.pt, onde se podem também fazer as inscrições.

Recorde-se que, a Carta de Compromissos, assinada pelas nove entidades, contou com a presença do primeiro-ministro, que na altura considerou este exemplo como “inspirador de respostas” para “outras partes do nosso território”.

Na Carta, destaca-se que, apesar de todas as potencialidades em várias áreas, Trás-os-Montes e Alto Douro continua a ter fortes desafios de reforço da sua competitividade, de coesão económica, social e territorial.

Por isso, face ao novo Quadro Comunitário, é preciso mudar de paradigma “através de um trabalho intenso e exigente, assente numa visão amplamente partilhada e numa governação integrada, diferenciando o território pela qualificação das suas pessoas e pela qualidade de vida dos seus cidadãos e dos seus produtos e serviços”.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.