Segunda-feira, 4 de Julho de 2022

Torga vai correr o mundo, via postal

Um das particularidades marcantes da vida de Miguel Torga foi a sua paixão pelas viagens, uma paixão agora reavivada, visto que o autor transmontano vai voltar a percorrer o país e, até mesmo, o mundo, mas desta feita via postal, com a comercialização de um selo, em sua homenagem, lançado exactamente no dia do centenário […]

Um das particularidades marcantes da vida de Miguel Torga foi a sua paixão pelas viagens, uma paixão agora reavivada, visto que o autor transmontano vai voltar a percorrer o país e, até mesmo, o mundo, mas desta feita via postal, com a comercialização de um selo, em sua homenagem, lançado exactamente no dia do centenário do seu nascimento.

Estima-se que, durante três ou quatro anos, estejam disponíveis, nos postos de correio, os selos comemorativos do Centenário do Nascimento do Miguel Torga, uma iniciativa conjunta dos CTT e da Direcção Regional de Cultura do Norte, lançada, no dia 12, em São Martinho de Anta.

“Foram impressos 230 mil selos”, contabilizou, ao Nosso Jornal, Raul Moreira, Director Filatélico dos CTT, garantindo que os postos de correios de São Martinho de Anta e de Sabrosa tiveram direito a um “abastecimento especial”, por se tratar da terra natal do autor.

Segundo o mesmo responsável, para o primeiro dia de venda do selo foi criado, ainda, um carimbo complementar, com a designação “São Martinho de Anta”.

“Normalmente, são emitidos apenas carimbos com a designação de Lisboa, Porto, Funchal e Ponta Delgada. Só em ocasiões muito especiais se fazem carimbos com a indicação de outras localidades. Apesar de ser utilizado, apenas, na correspondência enviada no dia de lançamento do selo, Raul Moreira explicou que foram carimbados vários subscritos que ainda podem ser adquiridos por filatelistas que apenas precisam de se inscrever, junto dos CTT.

Com um valor comercial de 45 cêntimos, os selos de Miguel Torga podem ser utilizados em Portugal, na Europa e para o resto do mundo, desde que perfaçam o valor necessário ao envio da correspondência.

No dia em que Miguel Torga completaria o seu centésimo aniversário, foram várias as iniciativas que tiveram lugar naquela freguesia de Sabrosa que viu nascer o médico escritor, entre as quais a entrega de prémios do concurso literário “Um Reino Maravilhoso (Trás-os-Montes)” que, organizado pelo Círculo Cultural Miguel Torga, premiou trabalhos de jovens alunos de toda a região e, ainda, uma instalação poética, denominada “100 anos, 100 poemas”.

Depois da cerimónia, José Marques, Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, fez um balanço relativamente ao futuro “Espaço Miguel Torga”, um edifício a ser construído, de raiz, em São Martinho de Anta e cujo projecto está a ser elaborado pelo arquitecto Souto Moura.

“O pré-projecto deverá ser apresentado, em Outubro, sendo alvo de uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégica Nacional”, explicou o edil, adiantando que “até ao próximo mês de Março, deverão estar concluídos os projectos de especialidade” e que “em Junho de 2009, a obra deverá estar concluída”.

 

Maria Meireles

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.