Domingo, 24 de Outubro de 2021

Tradição da Gancha volta a cumprir-se

Nos dias 2 e 3 de fevereiro realiza-se, em Vila Real, a festa de São Brás, uma festividade religiosa realizada na Vila Velha.

-PUB-

Reza a lenda que São Brás salvou uma pessoa que se estava a sufocar com uma espinha, com a ajuda do seu báculo de bispo, sendo, por isso, conhecido como santo protetor das doenças da garganta.

E assim, nasceu a tradição da gancha, um doce em forma de báculo “feito com água e açúcar”, como nos conta Fátima Pinto, uma das vendedoras que encontrámos nas ruas da Vila Velha.

A tradição tem passado de geração em geração. No caso de Natália Pinto passou da avó para a mãe e para as tias, “e agora estamos nós com este costume, na esperança que continue”.

Apesar de ainda se manter, há quem receie que a tradição se possa perder. “Não

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.