No sábado, dia 20 de abril, a freguesia de Amendoeira cumpre a tradição da “Fogueira de Aleluia”. A partir das 18 horas, a população junta-se no centro da freguesia e acendem uma grande fogueira. Manda ainda a tradição que cada um contribua com um enchido, queijo ou pão, bem como outros alimentos, para um repasto comunitário. A partir da meia noite os homens vão-se revezando a tocar o sino da Igreja Matriz para assinalar a Ressurreição de Cristo.
No domingo, dia 21 de abril, a freguesia de Corujas cumpre também a sua tradição do Folar de Páscoa. A eucaristia está marcada para as 14h30 e no final o pároco local procede à bênção das casas da freguesia. No final de cada visita os mais novos “exigem” o folar, sendo atirados rebuçados, amêndoas e castanhas das janelas das habitações.
Uma tradição que se repete na segunda-feira de Páscoa, dia 22 de abril, logo a partir das 9h30. Após a Eucaristia a população percorre as ruas da freguesia em romaria, acompanhando o padre que vai abençoar as casas. Também aqui são atirados rebuçados e outras guloseimas e frutos secos, cumprindo-se assim uma tradição secular que atrai muitos dos emigrantes à terra Natal neste período do ano.