Sexta-feira, 3 de Dezembro de 2021

Tradições Pascais em Macedo de Cavaleiros

A tradição pascal volta a ser celebrada nas freguesias de Amendoeira, de Corujas e de Morais, no concelho de Macedo de Cavaleiros, nos próximos dias 20, 21 e 22 de abril, respetivamente.

-PUB-

No sábado, dia 20 de abril, a freguesia de Amendoeira cumpre a tradição da “Fogueira de Aleluia”. A partir das 18 horas, a população junta-se no centro da freguesia e acendem uma grande fogueira. Manda ainda a tradição que cada um contribua com um enchido, queijo ou pão, bem como outros alimentos, para um repasto comunitário. A partir da meia noite os homens vão-se revezando a tocar o sino da Igreja Matriz para assinalar a Ressurreição de Cristo.

No domingo, dia 21 de abril, a freguesia de Corujas cumpre também a sua tradição do Folar de Páscoa. A eucaristia está marcada para as 14h30 e no final o pároco local procede à bênção das casas da freguesia. No final de cada visita os mais novos “exigem” o folar, sendo atirados rebuçados, amêndoas e castanhas das janelas das habitações.

Uma tradição que se repete na segunda-feira de Páscoa, dia 22 de abril, logo a partir das 9h30. Após a Eucaristia a população percorre as ruas da freguesia em romaria, acompanhando o padre que vai abençoar as casas. Também aqui são atirados rebuçados e outras guloseimas e frutos secos, cumprindo-se assim uma tradição secular que atrai muitos dos emigrantes à terra Natal neste período do ano.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.