Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022

Três listas na corrida eleitoral à AAUTAD

Afinal foram apresentadas três listas candidatas aos órgãos sociais da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD).

-PUB-

No final do período de entrega de listas candidatas aos órgãos sociais da AAUTAD, deram entrada três listas candidatas, mas a Comissão Eleitoral validou apenas uma, numa primeira fase. No entanto, durante o período de reclamação de 24 horas e após reunião da comissão eleitoral, foi validada a segunda candidatura. Após o período de retificação de 12 horas, a Comissão Eleitoral aprovou as três listas, C, E e M.

Assim, o candidato da Lista M é André Chaves, aluno de Engenharia Florestal, que encabeça um programa vasto, em que o enfoque vai para a Ação Social. Promete lutar pela melhoria das condições das residências e cantinas, criar instrumentos que monitorizam e previnam o abandono escolar, é contra qualquer proposta de atualização do valor de propinas, fazer campanha de recolha de bens essenciais junto das grandes superfícies comerciais com o objetivo de serem distribuídos pela população mais carenciada de Vila Real, e promover o voluntariado e uma Feira da Saúde, entre outras ações previstas.

A cultura não foi esquecida, e o candidato promete realizar uma Feira Medieval, promover a Semana da Cultura, um concurso de fotografia e jogos populares, entre outras iniciativas.

Já na componente desportiva, esta lista pretende realizar as Férias desportivas, uma Mini Maratona Solidária, Torneio Futsal Misto.

Já a Lista E, promete novas ideias, planos e orientações renovadas como suportes que acompanhem a progressão económica e social. Irá acompanhar o novo consórcio da Universidade do Norte, organizar debates na comunidade estudantil para um fomento do espírito crítico, diálogo com a comunidade de estudantes e seus núcleos, rever o regulamento de atribuição de bolsas, oposição a qualquer aumento de propina, criar mecanismos de monitorização e prevenção do abandono escolar, realizar inquéritos pedagógicos, entre muitas outras iniciativas.

A lista C, encabeçada por André Coelho, aluno de Ciências do Desporto, vai estar atenta à ação social e promete ajudar e procurar soluções para alunos com problemas financeiros, fazer campanhas de sensibilização para o desperdício alimentar nas cantinas, propor um serviço de take-away para estudantes, promover uma Feira da Saúde e do Bem-estar, criação de um protocolo que agregue o cartão de sócio da AAUTAD com o cartão jovem, a problemática do abandono universitário, perceção dos motivos, atuar neste contexto com a UTAD.

André Coelho promete ainda recrutar empresas para possíveis apoios a nível profissional, organizar conferências para fomentar a prática do empreendedorismo, realizar um encontro nacional, com outras universidades, onde os alunos apresentam ideias de negócio apostando assim no incentivo de novas empresas/trabalho, organização do concurso “Deita cá para fora!”, que irá premiar a melhor ideia de negócio. Estas são apenas algumas ideias apresentadas pela lista C.

As eleições decorrem a 16 de dezembro.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.