As freguesias de Tresminas e do Estoril firmaram, no sábado, uma geminação, para aprofundar os laços de amizade, nomeadamente com projectos comuns, identificativos das localidades envolvidas.
Vindas da Grande Lisboa, muitas pessoas confraternizaram, no fim-de-semana, essencialmente com os conterrâneos que residem na freguesia aguiarense. A recepção da comitiva ocorreu nos Paços do Concelho em que o Salão Nobre se encheu, para o primeiro acto público, entre os responsáveis envolvidos. O anfitrião, Domingos Dias, recebeu os autarcas Fernando Marques, de Tresminas, e Luciano Mourão, de Estoril, e, à tarde, firmou-se a geminação, para cimentar intercâmbios recreativos, culturais e desportivos.
Após a entrega das primeiras lembranças e a declamação de um poema, sobre as origens da terra, os presentes deslocaram–se até à Casa Florestal de Cevivas, onde decorreu um almoço de convívio. Dado que a chuva e o nevoeiro foram intensos, a visita ao Complexo Mineiro ficou adiada e, neste sentido, foi antecipada a cerimónia de geminação.
Depois do descerrar da placa de geminação e descrição das bandeiras de Tresminas e Estoril, os responsáveis foram consensuais, nas dissertações, sublinhando “os laços afectivos” existentes entre as respectivas freguesias e augurando que “esta geminação dê frutos, no futuro”.
Seguiu-se a troca de oferendas, entre os responsáveis, complementado por um cumprimento selado com registo fotográfico. O convívio entre os locais e os aguiarenses que residem no Estoril, bem como amigos e convidados, foi aprofundado, até ao dia seguinte, com a certeza de mais permutas sócio-culturais.
João Cláudio