Dois dias, cinco provas, dez corridas, 80 pilotos, 4,6 quilómetros de percurso, 22 curvas de muita adrenalina, um investimento de 400 mil euros e 150 mil espectadores. Esses são alguns números previstos para o 43º Circuito Automóvel de Vila Real, um evento desportivo que este ano vai animar a região duriense, mas que cujo futuro poderá depender do cenário económico nacional.
“Conseguimos o mínimo para garantir a dignidade que o evento merece”, sublinhou Manuel Martins, presidente da Câmara Municipal de Vila Real, sobre o orçamento desenhado para mais uma edição do circuito de Vila Real, prova que ‘renasceu’ no mapa do desporto automóvel há três anos, depois de um interregno de mais de 19.
Exigindo um investimento de cerca de 400 mil euros, 150 mil dos quais gastos com pessoal e material para montagem da pista e questões de segurança, as corridas de Vila Real vão contar este ano com cinco provas, nenhuma das quais pontuáveis para Campeonatos Nacionais.
Apesar de se mostrar “convencido” de que até ao final do ano as novas boxes estarão a ser construídas (um passo que permitirá não só o regresso de provas nacionais mas também a internacionalização do circuito), o autarca não está tão certo sobre a edição de 2011 do circuito. “Se a crise se prolongar, admito que poderá não haver corridas para o próximo ano. A falta de patrocinadores pode criar problemas inultrapassáveis”, adiantou Manuel Martins, sublinhando, no entanto, que a organização vai fazer todos os esforços para dar continuidade à prova, mesmo que seja obrigada a ser “mais modesta”, a “avançar com mais cautela”.
Relativamente ao futuro Paddock, o presidente da Câmara explicou que não foi possível a sua construção para edição das corridas deste ano por se tratar de um projecto que envolve privados. Até o final de Junho será entregue na Câmara um projecto provisório para a construção do Paddock, sendo depois estabelecido um acordo entre a autarquia e o construtor privado que permitirá o usufruto de um espaço que irá assim custar “zero euros” ao erário público.
“A cidade sempre viveu este evento. Lembro- -me das autênticas romarias a Vila Real na altura do circuito”, recordou Manuel Martins, esperando que com a construção das novas boxes (previstas para um terreno em Mateus) e a consequente internacionalização das corridas venham a resultar na prometida comparticipação financeira por parte de organismos institucionais, como é o caso do Turismo de Portugal.
Paulo Costa, da Global Sport, empresa que com a autarquia e o Clube Automóvel de Vila Real (CAVR) garante a organização do circuito, sublinhou o empenho dos parceiros, cujo investimento permitiu a realização das corridas, nomeadamente o Centro Comercial Dolce Vita Douro (que volta a estar na linha da frente ao nível de patrocinadores), os Jogos Santa Casa e a Vodafone. “Mesmo num ano crise, sem o apoio do Governo, e até com algumas portas regionais fechadas, conseguimos montar um evento fabuloso”, defendeu o mesmo responsável.
Além das provas desportivas, cinco no total, o fim-de-semana de emoções ‘a alta velocidade’ vai contar ainda com outros momentos altos para os amantes do desporto automóvel, nomeadamente uma demonstração de “fórmulas”, cuja competição nacional vai nascer apenas no próximo ano, assim como a participação do Porsche Club Portugal.
De recordar ainda que, as curvas e rectas do circuito de Vila Real vão ser palco da primeira edição do Ford Transit Trophy, um troféu composto por seis circuitos e homologado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).
Prova do PTCC esteve em risco devido à fraca adesão de pilotos
Taça de Portugal GT e SP (TPGT / TPSP), Ford Transit Trophy, Taça de Portugal de Circuitos (TPC / PTCC), Taça de Portugal de Clássicos 1300 de Circuitos (TPCC 1300) e Taça de Portugal de Clássicos de Circuitos (TPCC / TNCC), foram as provas que a FPAK atribuiu à 43ª Edição do Circuito de Vila Real, no entanto, uma delas esteve em risco de não se realizar devido à fraca adesão por parte das equipas concorrentes.
Ao final da tarde de terça-feira foram encerradas as inscrições para as provas, no entanto, à hora de fecho desta edição, o CAVR ainda esperava por uma resposta por parte da Federação relativamente Taça de Portugal de Circuitos (TPC / PTCC), prova que somou apenas cinco pilotos inscritos. “Em princípio, com mais ou menos pilotos”, todas as provas vão realizar-se. Teremos que fazer sim um ajuste nos treinos”, explicou, ao Nosso Jornal, Jorge Fonseca, presidente do Clube Automóvel vila-realense mesmo antes do fim do prazo para as inscrições.
O presidente do CAVR contabilizou, à data, 80 inscritos nas várias provas do circuito, ou seja, cerca de mais três dezenas que os participantes na edição do ano passado. “A crise impede que a lista de inscritos seja mais expressiva”, explicou Jorge Fonseca, garantindo, no entanto, que, com o mesmo figurino, o fim-de-semana de corridas será “tão ambicioso quanto possível”.
O calendário desportivo vai ter início por volta das 8h30 de sábado com a realização dos treinos, fincando marcado para o fim da tarde do mesmo dia as duas primeiras corridas. No domingo, as corridas oficiais vão começar pelas 9h00 e prolongar-se até bem próximo das 18h00.
Programa
SÁBADO, 19 de JUNHO de 2010
08:15 – Fecho da Pista
08:30 – 08:45 – TAÇA DE PORT. CIRCUITOS (TPC(PTCC) – ADAPTAÇÃO À PISTA
08:55 – 09:15 – TAÇA PORTUGAL GT e SP (TPGT/TPSP) – TR. LIVRES – 1ª SESSÃO
09:25 – 09:55 – FORD TRANSIT TROPHY – TREINOS LIVRES
10:05 – 10:25 – TAÇA PORTUGAL GT e SP (TPGT /TPSP) – TR. LIVRES – 2ª SESSÃO
10:35 – 11:05 – TAÇA DE PORT. CIRCUITOS (TPC/PTCC – TR. LIVRES – 1ª SESSÃO
11:15 – 11:40 – TAÇA DE PORT. CLÁSS. 1300 CIRC. (TPCC 1300) – S. TREINOS LIVRES
11:50 – 12:15 – TAÇA PORT. DE CLÁSSICOS CIRC. (TPCC/TNCC) – S. TREINOS LIVRES
12:25 – 12:55 – TAÇA DE PORT. CIRCUITOS (TPC(PTCC) – TR. LIVRES – 1ª SESSÃO
13:05 – 13:25 – TAÇA PORTUGAL: GT e SP (TPGT /TPSP) – TREINOS CRONO – CAT. E e Sport e Protótipos
13:30 – 13:50 – TAÇA PORTUGAL GT e SP (TPGT/TPSP) – TREINOS CRONO – CAT. A,B, C e D
14:00 – 14:20 – FORD TRANSIT TROPHY – TR. CRONO – 1ª SESSÃO
14:25 – 14:45 – FORD TRANSIT TROPHY – TR. CRONO – 2ª SESSÃO
14:55 – 15:25 – TAÇA DE PORT. CLÃS. 1300 CIRC. (TPCC1300) – TREINOS CRONO
15:35 – 16:05 – TAÇA PORT. DE CLÁSSICOS CIRC. (TPCC/TNCC) – TREINOS CRONO
16:15 – 16:40 – TAÇA DE PORT. CIRCUITOS (TPC/PTCC) – TR. CRONO – 1ª PARTE
16:45 – 17:10 – TAÇA DE PORT. CIRCUITOS /PTC/PTCC – TR. CRONO – 2ª PARTE
17:40 – 18:40 – TAÇA DE PORTUGAL GT e SP (TPGT/TPSP) – CORRIDA 1 – 60 MIN. (Partida rolante)
16:10 – 19:40 – FORD TRANSIT TROPHY CORRIDA 1 – 30 MINUTOS (Partida rolante)
DOMINGO, 20 de JUNHO de 2010
08:00 – FECHO DA PISTA
09:30 – 10:00 – TAÇA PORTUGAL CIRCUITOS (TPC/TPCC) – CORRIDA 1 – 11 VOLTAS (Partida Rolante)
10:30 – 11:00 – TAÇA PORT. CLÁS. 1300 CIRC. (TPCC 1300) – CORRIDA 1 – 9 VOLTAS (Partida Rolante)
11:30 – 12:00 – TAÇA PORT. CLÁSSICOS CIRC. (TPCC/TNCC) – CORRIDA 1 – 10 VOLTAS (Partida Rolante)
12:30 – 13:30 – TAÇA DE PORTUGAL GT e SP (TPGT/TPSP) – CORRIDA 2 – 60 MINUTOS
14:00 – 14:30 – FORD TRANSIT TROPHY – CORRIDA 1 – 30 MIN (Partida Rolante)
15:00 – 15:35 – TAÇA PORTUGAL CIRCUITOS (TPC/PTCC) CORRIDA 2 – 11 VOLTAS (Partida Parada)
16:05 – 16:35 – TAÇA PORT. CLÃS. 1300 CIRC. (TPCC 1300) – CORRIDA 2 – 9 VOLTAS (Partida Rolante)
17:05 – 17:35 – TAÇA PORT. CLÁS. CIRC. (TPCC/TNCC) – CORRIDA 2 – 10 VOLTAS (Partida Rolante)