Já há novidades sobre o 41º Congresso Nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses, LBP. O presidente da Direcção dos Bombeiros reguenses, Alfredo Almeida, adiantou em exclusivo ao Nosso Jornal alguns pormenores do evento que juntará representantes de 400 associações de bombeiros e que conta com a colaboração da LBP, Federação Distrital e autarquia reguense.
Segundo Alfredo Almeida, os trabalhos oficiais decorrerão no Pavilhão Desportivo da Câmara Municipal de Peso da Régua. Aqui, a 29 de Outubro, irão decorrer as eleições para a Liga e realiza-se um desfile na Avenida do Douro, que traz muitas novidades. Está previsto um desfile aquático com cerca de 10 embarcações de socorro no rio Douro, um desfile temático com equipamentos, transporte, saúde, combate a incêndios urbanos e florestais, desencarceramento e grande ângulo, e, pela primeira vez, haverá um cortejo com os Infantes.
A sessão inaugural do congresso será marcada pelo lançamento de um livro sobre bombeiros, da autoria de Alfredo Almeida. A abertura oficial ocorrerá com a presença do ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.
O presidente do Conselho Executivo da Liga Nacional dos Bombeiros Portugueses, Duarte Caldeira, já antecipou um pouco do conteúdo da sua mensagem para o 41º Congresso. “Ao longo dos seus 81 anos, LBP sempre assumiu uma conduta irrepreensível de defesa de todos os bombeiros portugueses, bem como das entidades onde se integram. Tendo por inspiração o esplendor do Douro e o espírito de trabalho dos reguenses, os legítimos representantes dos bombeiros portugueses saberão, uma vez mais, rasgar os caminhos do futuro”.
Duarte Caldeira, que faz a sua despedida como dirigente máximo da LBP, garante que, apesar das dificuldades que caracterizam o momento presente, os Bombeiros de Portugal continuarão a estar, como sempre estiveram, ao serviço da defesa da vida e dos bens dos seus concidadãos, com determinação, abnegação e competência”, concluiu.