O Entrudo deste ano vai dar continuidade às tradições e festejos da “Terça-Feira Gorda”, como a leitura pública dos testamentos da “comadre” e do “compadre” e a queima dos bonecos de pano.
“Um ato que simboliza a expulsão dos maus pensamentos e a purificação das mentes”, explica a organização.
As “genuínas” máscaras de Lazarim, marcadas pelas suas expressões “carrancudas ou demoníacas, acentuadas por orelhas bicudas, cornos afiados, pequenas barbichas, cobras ou sardões”, vão também estar presentes neste Entrudo.
O programa do evento inicia-se no sábado, dia 10, com a Montaria ao Javali durante a parte da manhã e o Encontro de Artesãos Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (CIMI) e a animação de rua dos “Caretos à solta”.
As festividades continuam no domingo com o Desfile de Carnaval protagonizado pelo Grupo de Caretos de Lazarim e Grupos de Caretos Convidados, de Salsas, Bruçó, Mogadouro, Bemposta, Arcas e de Grupos Tradicionais de Lazarim e dos Grupos de bombons e gaiteiros. O Entrudo de dia 11 termina com a “Queima do Burro Velho”.
O dia 12 tem no seu programa um Raid Fotográfico de inscrição obrigatória e uma visita aos artesãos de máscaras e fardas e caretos à solta.
O último dia do Entrudo conclui as festividades com o “Dia dos Caretos de Lazarim”, com uma leitura dos Testamentos da Comadre e do Compadre, seguido pelo Cortejo dos Caretos pelas ruas, acompanhados pelo Grupo de Bombos de Lazarim.
As atividades continuam com a “Queima do Compadre e da Comadre”, o Concurso de Máscaras e Fardas e como última atividade o entrudo terá uma Feijoada acompanhada por Caldo de Farinha.