Segunda-feira, 29 de Novembro de 2021

Um milhão de euros para combater a vespa dos castanheiros

O município de Vinhais fez uma candidatura a fundos comunitários no valor de um milhão de euros para o combate à vespa das galhas do castanheiro.

-PUB-

Um dos concelhos com maior produção de castanha do país, tem sido afetado de forma significativa pela vespa que começa por secar ramos dos castanheiros e depois dizima toda a árvore, pondo em causa a produção daquele que é um dos produtos com maior valor económico em Trás-os-Montes.

Para além de se destinar ao combate a este inseto, a autarquia revelou, em comunicado, que o objetivo da candidatura passa também por combater o cancro e a tinta do castanheiro, outras doenças que têm assolado os soutos da região.

“Apesar da sua robustez, o castanheiro tem vindo a perder-se no tempo devido à seca e às doenças acima referidas, em especial a doença da vespa”, revela a autarquia.

A

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.