Segunda-feira, 4 de Julho de 2022

UNESCO pede candidatura “mais fundamentada” dos Caretos de Podence

A candidatura dos míticos Caretos de Podence a Património da Humanidade foi adiada pela UNESCO por ser considerada “pouco fundamentada”, segundo referiu à Lusa o presidente do município de Macedo de Cavaleiros, Duarte Moreno. 

Depois destas figuras enigmáticas do nordeste transmontano terem sido reconhecidas, em fevereiro, como Património Cultural Imaterial de Portugal pelo governo, o município de Macedo de Cavaleiros juntamente com a Associação Grupo de Caretos de Podence apresentou, em março, a candidatura, a Património Cultural e Imaterial da Humanidade, que viria a ser adiada. No entanto, o autarca não concorda com essa decisão e acredita que tudo será resolvido até março de 2018, sendo que as candidaturas ocorrem anualmente na data indicada. 

O presidente da Associação do Grupo de Caretos de Podence, António Carneiro, em reação à atual situação, refere que “é mais uma questão burocrática do que outra coisa”. António Carneiro salienta, contudo, que “não deita a

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.