A nova campanha de sensibilização para a doença é fruto da cooperação entre a autarquia e a Unidade Local de Saúde do Nordeste, cujo principal objetivo é “proporcionar mais e melhor literacia em saúde junto das populações do concelho”.
O papel desta iniciativa será de “uma campanha de informação e de sensibilização sobre a importância do autoexame, da realização de mamografias regulares e da deteção precoce deste tipo de cancro, crucial para a eficácia do tratamento”.
No seguimento deste movimento de sensibilização vão estar, na manhã do dia 26 (entre as 9h00 e as 13h00) e a tarde de 30 de outubro (entre as14h00 e as 18h00), uma equipa de técnicos do Município e de Profissionais de Saúde da ULSNE na zona pedonal da Rua da República, em Mirandela para levar a cabo esta ação de proximidade junto da comunidade.
Segundo dados da Liga Portuguesa Contra o Cancro, registam-se todos os anos mais de 7000 novos casos de cancro da mama e cerca de 1800 mortes associadas. Sendo este o tipo de cancro mais comum entre as mulheres e que corresponde à segunda maior causa de morte por cancro, no sexo feminino.