Sábado, 19 de Junho de 2021
©DR

UTAD aplica 500 mil euros em projeto sobre cancro animal e humano

Projeto “OneHcancer” pretende contribuir para uma melhor compreensão do cancro animal e humano no Norte de Portugal.

-PUB-

“Este projeto irá contribuir para uma melhor compreensão do cancro animal e humano na região Norte de Portugal, em que os avanços do conhecimento a partir dos animais não humanos poderão ser alvo de aplicação em pessoas e vice-versa”, afirmou Luís Cardoso, investigador e docente da academia, citado num comunicado divulgado pela UTAD, localizada em Vila Real.

Liderado pelo Centro de Ciência Animal e Veterinária (CECAV), o projeto “One health concept in animal cancer – OneHcancer” (Um conceito de saúde no cancro animal) foi aprovado recentemente e conta com um financiamento de cerca de 500 mil euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A iniciativa pretende estudar neoplasias em animais e humanos numa abordagem ‘One health’ (uma só saúde) e vai seguir três linhas de investigação: cancro em animais de companhia “filling the gap”, cancro em animais de produção de pecuária, recorrendo à abordagem de “uma só saúde”, e redução de fatores cancerígenos em carnes e produtos cárneos.

Segundo especificou a UTAD, a primeira linha vai investigar o cancro em animais de companhia e em humanos, nomeadamente a ocorrência de neoplasias em cães, assim como linfomas em cães e gatos, onde será feita análise de dados e comparação com resultados humanos.

Na linha dois, o foco estará no cancro em animais de produção, nomeadamente no gado no Norte de Portugal em explorações, quintas e matadouros.

Por fim, será estudada a redução de fatores cancerígenos em carnes e produtos cárneos, nomeadamente nos padrões de consumo de carnes vermelhas e carnes processadas, e os fatores de risco associados.

O projeto, que tem a duração de dois anos, integra todos os investigadores do CECAV e envolve também elementos do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) e do Centro de Química de Vila Real, ambos da UTAD.

O CECAV faz parte do Laboratório Associado AL4AnimalS, que junta três Centros portugueses de investigação e desenvolvimento, exclusivamente dedicados à Ciência Animal e Veterinária.

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.