As actividades de investigação, nas quais estão envolvidos 5 alunos das licenciaturas em Informática e em Tecnologias de Informação e Comunicação, e 2 alunos do Mestrado em Informática, além de 3 docentes, investigadores do GECAD – Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão, tiveram início durante o mês de Março. Um primeiro foco de investigação e desenvolvimento é a formação em controlo de tráfego aéreo em aeródromos, para utilização pelo Centro de Formação Técnica e Militar da Força Aérea, na Base Aérea da Ota, mas com objectivos de emprego em ensino à distância. Outro é a simulação multi-utilizador de intervenções técnicas com motores de aviões F-16, para apoio à formação contínua na Base Aérea N.º 5 de Monte Real.
A UTAD realiza investigação em mundos virtuais desde 2006, sendo uma linha de investigação em que actuam 8 investigadores, na qual já foram formados 4 mestres (estando mais 2 mestrados e 3 trabalhos de doutoramento em conclusão), além de proporcionar estágios a finalistas de licenciatura em empresas nacionais e internacionais. Estão em curso nesta universidade projectos de investigação em mundos virtuais em colaboração com a Portugal Telecom Inovação, com a Força Aérea Portuguesa e com 14 instituições académicas nacionais e internacionais.
A Força Aérea Portuguesa, aposta na utilização do e-learning, quer na formação online, quer no apoio aos cursos e acções de formação profissionais, vindo a actividade de investigação desenvolvida pela UTAD, contribuir para o enriquecimento dos conteúdos disponibilizados a todos os formandos. Ainda, neste âmbito a Força Aérea tem vindo a promover e coordenar o relacionamento com outras entidades, na área de investigação e desenvolvimento, de forma a desenvolver as competências individuais e colectivas necessárias à concretização dos objectivos estratégicos da Força Aérea. Este projecto potencia uma atitude pró-activa, visando o reconhecimento e a qualificação de quadros, partilha de recursos, aumento do conhecimento e potenciação da inovação. Garante-se desta forma disponibilidade de acesso a formação útil, com especial ênfase nas áreas ligadas à aeronáutica, para a aquisição de competências necessárias ao cumprimento da missão.