Sexta-feira, 24 de Setembro de 2021

UTAD está a desenvolver dispositivo para detetar a Covid-19

“Fácil e barato”. Assim será o dispositivo que a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está a ultimar e que permitirá detetar a Covid-19 em cerca de 20 minutos

-PUB-

Paula Martins-Lopes faz parte da equipa de investigadores da UTAD que está a desenvolver o protótipo de um biossensor para a deteção do SARS-CoV-2 (Covid-19) com maior rapidez, com recurso a tecnologia tradicional.

“Este biossensor resulta de um trabalho anterior, no qual estávamos a utilizar este método para identificar as variedades presentes nos vinhos”, explicou a investigadora à VTM, referindo que “com a pandemia, pensámos que poderíamos adaptar a tecnologia e transferir o nosso conhecimento para a deteção do SARS-CoV-2. Além disso, o facto de estarmos num centro de testagem Covid permite-nos ter acesso a amostras para podermos verificar se o sistema está a funcionar bem e se é sensível o suficiente, levando ao seu aperfeiçoamento”.

Quando

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.