A oito jornadas do final do campeonato, de recordar que foi com o Rio Ave que a equipa transmontana teve o seu único empate da primeira volta do campeonato. Desta feita, os universitários entraram para ganhar com Berto a inaugurar o marcador ao terceiro minuto de jogo.
A dois minutos do apito para intervalo, os visitantes, através do seu camisola 5, Renato Pontes, conseguiram desfazer a vantagem transmontana.
Já na etapa complementar, foi a vez de Rafael Lima (6'), Luís Barroso (13') e Paulo Duarte (18') fazerem o gosto ao pé e recuperarem a vantagem (3-1).
Comprovando a dinâmica da modalidade, e quando o marcador parecia estar fechado, a um segundo do apito final, Ivo Mestiço conseguiu reduzir a vantagem ao assinalar o segundo golo da sua equipa e o último da partida.
“Foi um jogo equilibrado na primeira parte, mas na segunda metade, em momentos cruciais, falhamos”, lamentou Paulo Morim, técnico do Rio Ave, reconhecendo no entanto “a dignidade” dos seus atletas e justificando alguns maus resultados com a dificuldades de gerir reduzido plantel, tendo em conta algumas as lesões sofridas nesta época. “Acho que o oitavo lugar não condiz com a realidade e o valor desta equipa”, revelou o treinador.
Relativamente à UTAD, Paulo Morim considerou ser “a melhor equipa do campeonato”, não só pelos resultados mas também pela “atitude do treinador e atletas” bem como pela “simpatia que têm mostrado em todos os pavilhões”.
Paulo Duarte, jogador da AAUTAD/Realfut, reconheceu que a equipa vila-realense, “mais uma vez, entrou adormecida” no campo, uma situação recorrente que pode ser um reflexo da larga “vantagem pontual” na tabela classificativa. “Na segunda parte entramos mais fortes e mostramos a nossa superioridade”, concluiu o jogador.
Somando 16 vitórias e dois empates (com o Rio Ave e o Boticas), a equipa transmontana conseguiu, com a vitória de sábado, os 50 pontos na tabela classificativa, na qual continua a ser seguida de perto pelo clube barrosão (45 pontos) que, na última jornada conseguiu uma vitória clara (2-8) frente o último classificado, o Gondomar.
Na próxima etapa do campeonato, a AAUTAD/Realfut vai deslocar-se ao pavilhão do Amanhã da Criança, formação que se encontra na 9.ª posição. Enquanto o Boticas deverá ter mais uma jornada facilitada frente ao Gafanha, equipa que se encontra na 12.ª posição com apenas 17 pontos.
FICHA TÉCNICA
Jogo disputado na Nave de Desportos da UTAD.
AAUTAD/Realfut – Berto, Hélder Resende, Rafael Lima, Jander Praciano, Pedro Cepeda (G.R.), Paulo Duarte, Luís Barroso, Cláudio Martins (G.R.), Ivo Mota, Tiago Carriço e Pedro Carvalho (G.R.).
Treinador: António Aires
Rio Ave – Bruno Ramalho, Ricardinho, Jaime, Filipe Libório, Marcelo (G.R.), Renato Pintes, Paulinho, Ivo Mestiço, Tiago, Renato Magalhães, José Miguel e João Paulo.
Treinador: Paulo Morim
Ao intervalo – 1-1