Sábado, 16 de Outubro de 2021

UTAD lidera o projeto para criar teste “rápido” para detetar infeção pela Covid-19

Chama-se Cdots Biosensing Ccovid-19 e vai criar um biossensor (teste) para detetar o vírus SARS-CoV-2 em indivíduos suspeitos de infeção pela Covid-19.

-PUB-

Trata-se de um teste com “tecnologia inovadora” que irá permitir detetar a presença do vírus de “forma rápida, no máximo até duas horas, e a baixo custo”.

Este projeto, que vai ser desenvolvido em consórcio, envolve a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a REQUIMTE – Rede de Química e Tecnologia, o Instituto Superior de Engenharia do Porto, o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, o Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes Alto Douro e o Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, e é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia em 30.000 euros.

Parte do desenvolvimento deste protótipo será feito pelas entidades académicas e a validação do teste será feita nos Centros Hospitalares.

Os investigadores estão já a iniciar os preparativos para o desenvolvimento do protótipo do biossensor que poderá vir a integrar a Rede Nacional de Diagnóstico de SARS-CoV-2 e outros laboratórios de diagnóstico certificados para o efeito.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.