O objetivo é fazer uma “fusão entre a Academia e Mercado” onde a partilha do conhecimento resultante da investigação feita na UTAD possa ser mostrado às empresas para, em conjunto, gerar soluções de resposta às necessidades de mercado.
O programa do 2º Summer Innovation Campus engloba um conjunto de atividades para “pensar e inspirar”. O objetivo é estimular o conhecimento e a interação, entre investigadores e empresas, estudantes e demais interessados, com as Engenharias, as Ciências, a Administração e as Empresas para que, em conjunto, possam diminuir a distância entre conhecimento e mercado e entre profissionais e estudantes.
Simultaneamente, será feita a apresentação de projetos e ideias originários da primeira edição do concurso de ideias INOV@UTAD, em que decorre a entrega dos prémios aos vencedores da edição de 2018. Esta exposição visa garantir a visibilidade aos projetos, apresentadas aos investidores, no sentido de criar condições para que novas ideias e novos produtos cheguem ao mercado.
Será ainda realizado um Innovation Market, onde serão exibidas novas tecnologias, projetos, ideias resultantes de vários concursos e de empresas. E para que não falte energia, será promovido um convívio entre membros das empresas, investigadores e público em geral, com atividades de lazer, nos momentos de pausa, onde haverá intervenção lúdica e pontual de grupos de estudantes do Departamento de Letras, Artes e Comunicação, que conferirá um toque de informalidade ao evento.
No final do dia realiza-se um sunset temático que inclui provas de vinhos regionais e de outros produtos locais, junto à entrada do Edifício da Reitoria, com música e animação.