Terça-feira, 3 de Dezembro de 2024
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UTAD quer patrocinar centro de tecnologias para a educação especial

Depois da criação de uma rede de centros que exclui a capital de distrito vila-realense e esvazia um protocolo assumido com a Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), a UTAD quer dinamizar em Vila Real um novo pólo de apoio à educação especial através das novas tecnologias. A ideia já conta com a anuência de todos os envolvidos esperando apenas a sua inclusão na rede de 25 CRTIC.

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A Universidade de Trás-os- -Montes e Alto Douro (UTAD), através do Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade (CERTIC), quer patrocinar a criação de um Centro de Recursos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para a Educação Especial, a criar na Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral, em Vila Real.

Num esclarecimento divulgado no início desta semana, Francisco Godinho, coordenador do CERTIC, explicou que os objectivos do Ministério da Educação para a rede dos recém-criados Centros de Recursos TIC para a Educação Especial (CRTIC) colide com o serviço prestado pela CERTIC no âmbito de um protocolo estabelecido entre a UTAD e a DREN há mais de oito anos (e revisto em 2007), ou seja, esvazia o conteúdo documento no que diz respeito às funções do centro académico no apoio a necessidades educativas especiais nas escolas do distrito de Vila Real.

“Após o pedido de esclarecimentos sobre esta situação, o Ministério da Educação responde-nos dizendo que entende que o papel do CERTIC poderia passar agora pelo apoio aos colaboradores dos Centros de Chaves e Mirandela”, referiu Francisco Godinho em comunicado. No entanto, o mesmo responsável acredita que “foi criada uma situação insustentável que deverá ser resolvida num curto prazo e antes de um novo acordo”.

Mais, sublinhando que foram agora criados os CRTIC de Chaves (distrito de Vila Real), Mirandela (distrito de Bragança), Cinfães (distrito de Viseu) e Guimarães (distrito de Braga), Francisco Godinho entende que, “com a experiência e o potencial que existe em Vila Real, não faz sentido nenhum que as crianças e jovens vila–realenses com deficiência sejam atendidas em CRTIC exteriores ao distrito”.

Perante a situação criada, o Centro de Engenharia da UTAD lançou agora o desafio ao Ministério da Educação para a criação de um segundo Centro de Recursos no distrito, mais exactamente na Escola EB 2,3 Monsenhor Jerónimo do Amaral. “A UTAD forneceria equipamentos (sob a forma de doação e empréstimo) e estabeleceria uma parceria de colaboração”, explicou o Francisco Godinho, confirmando que a proposta foi bem aceite pelo presidente da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade, pela Câmara Municipal de Vila Real e pela presidente do executivo da Escola.

“O apoio da UTAD à criação deste Centro em Vila Real estará condicionado à integração do mesmo na rede de CRTIC com igualdade de competências e a atribuição de uma zona de intervenção apropriada. Consideramos que seria razoável atribuírem a este Centro o atendimento dos concelhos do distrito de Vila Real que não estejam cobertos pelo CRTIC de Chaves”, explicou o coordenador.

A criação de uma rede nacional de Centros de Recursos TIC para a Educação Especial (num total de 25 em todo o país) decorre de uma política de inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, de carácter prolongado, no ensino regular.

A identificação dos agrupamentos que acolhem os centros foi feita pelas Direcções Regionais de Educação, tendo sido escolhido, na área do distrito de Vila Real, o Agrupamento Vertical Dr. Francisco Gonçalves Carneiro, em Chaves.

Francisco Godinho adiantou que o CERTIC “tem outras ideias para o apoio” aos centros de recursos, projectos que “serão tornados públicos mais tarde”.

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