Sábado, 4 de Dezembro de 2021

UTAD reduz 25% no consumo de energia e 70% de emissões de gases

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) anunciou que conseguiu uma “redução superior a 70% nas emissões de gases com efeito de estufa e superior a 25% no consumo de energia”, depois de várias intervenções realizadas, no âmbito da sustentabilidade ambiental.

-PUB-

Em comunicado, a maior academia transmontana explica que já tem a certificação para 25 edifícios, e as reduções foram alcançadas “através da substituição de 35 mil metros quadrados de materiais pouco amigos do ambiente por materiais energeticamente eficientes, com vista ao melhoramento das envolventes opacas e envidraçadas dos edifícios”.

Na mesma nota, adianta ainda que foram também “realizados investimentos em fontes de energia renovável, nomeadamente a instalação de caldeiras de produção de água quente a biomassa, e a instalação de cerca de mil painéis fotovoltaicos, que representam uma potência superior a 250kW”, acrescentando que foram também substituídas “cerca de 12 mil lâmpadas de tecnologia obsoleta por sistemas baseados em tecnologia LED. Foram também instalados novos sistemas

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.