Esta fundação tem como principal objetivo promover sinergias e complementaridades na missão universitária nesta Euro-região, reforçando a dinamização da investigação de carácter multidisciplinar, atividades docentes e a promoção de seminários, debates, congressos, reuniões científicas e técnicas, incluindo publicações científicas e de divulgação.
Ao longo de quase duas décadas, o CEER tem prestado uma contribuição significativa na criação de redes de ensino e investigação interuniversitárias, com bons resultados em candidaturas a projetos transfronteiriços, tendo atraído cerca de 9 milhões de euros, dos quais mais de 4 milhões para o período 2019-2021.
Merecem destaque as atividades culturais conjuntas e de natureza desportiva, caso dos Jogos Interuniversitários Galaico-Durienses que reúnem jovens estudantes das seis universidades. O programa de mobilidade de estudantes universitários IACOBUS é outro dos bons exemplos que a Euro região tem dinamizado e que tem reforçado o intercâmbio ao nível dos docentes e investigadores.
A liderança da UTAD assumirá, como prioridades estratégicas, o reforço das dinâmicas de cooperação, sobretudo em matéria de projetos INTERREG, bem como das múltiplas possibilidades de ensino à distância, até agora (quase) inexploradas, e que podem sustentar uma relação académica mais intensa e expandir o campo internacional (África e América Latina).