Sexta-feira, 20 de Maio de 2022

UTAD vai promover sementeira de linho em Agarez

O cultivo do linho regressa a Agarez, Freguesia de Vila Marim, concelho de Vila Real. Amanhã, dia 7, pelas 15h00, vai decorrer a sementeira de um campo experimental de linho.

Esta atividade agrícola, tradicional desta região, encontrava-se extinta há dezenas de anos em Agarez, terra conhecida pelos magníficos trabalhos em linho que saem dos teares das Mulheres desta região, e que se pretende que agora sejam retomados.

Esta possibilidade resultou de uma parceria entre a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a Junta de Freguesia de Vila Marim e a empresa Ruralidade Verde.

Esta parceria foi formada para responder aos desafios do projeto LEARNVIL – Learning Villages: Citizenship, Entrepreneurship, Heritage & Environmental Education for Rural Sustainable Development; e do projecto CULTURAL+, Entrepreneurship Education and Cultural Heritage Creative Management for Rural Development, financiados pelo programa Erasmus+.

A equipa multidisciplinar da UTAD integra as investigadoras do CETRAD Hermínia Gonçalves, Teresa Sequeira e Veronika Joukes, e o investigador António Pirra, do Departamento de Agronomia da UTAD e da Associação de História e Arqueologia de Sabrosa. Conta ainda com o apoio do Executivo da Junta de Freguesia de Vila Marim, na pessoa da sua presidente, Sandra Marcelino, e de Ana Sofia Santos, da Ruralidade Verde.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

Homem encontrado morto em casa

PREMIUM

Um lar a que todos chamam casa

Homem morre em colisão

Homem morre afogado em Valdanta

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.