Terça-feira, 16 de Agosto de 2022

UTAD volta a abrir as portas no verão para universitários de palmo e meio

Durante uma semana 300 jovens vão ‘invadir’ a UTAD para experimentar a vida universitária, descontrair e usufruir de várias atividades desportivas e radicais. Na sua terceira edição, a universidade de verão, que decorre sobre o tema central da Agricultura Familiar, traz várias novidades, entre as quais uma visita à Albufeira do Azibo e uma aplicação para dispositivos móveis que vai acompanhar todos os participantes.

-PUB-

Depois do sucesso das duas edições anteriores, a Universidade de Trás-os-Montes alargou o número limite de participantes na UTAD Júnior, uma organização que vai receber, entre os dias 30 de junho e 4 de julho, três centenas de jovens dos 9 aos 16 anos.

Tendo como tema central a “Agricultura Familiar” e o lema “Let’s Grow Together”, a Universidade Júnior vai receber os jovens e mostrar como funciona a academia, qual a sua oferta educativa e trabalho desenvolvido ao nível da investigação científica, explicou Carla Amaral, uma das responsáveis pela organização.

Contando com a participação das cinco escolas da universidade transmontana, a UTAD Júnior vai propor mais de 70 atividades nas mais diversas áreas do conhecimento, o que poderá “ajudar os jovens a escolher o seu percurso” académico futuro.

“Devido à procura, no ano passado conseguimos alargar as inscrições de 200 para 260 participantes, por isso este ano criamos as condições para receber 300”, adiantou Carla Amaral, referindo que os custos da UTAD Júnior são de 45 euros (inclui atividades, almoço, lanche, seguro e kit de boas-vindas) ou 95 euros, caso os participantes precisem de alojamento (mais dormida, pequeno-almoço e jantar).

Na UTAD Júnior, os jovens são divididos em dois escalões etários, tendo à sua escolha 10 horários com diferentes ‘aulas’, desde a robótica, à mecânica, passando pela física, química, geologia, genética, jornalismo, comunicação, cinema, fotografia, eletrónica, saúde, ciência animal, matemática, geologia e outras.

Edna Cabecinha, docente da UTAD e também responsável pela organização, explicou que a edição deste ano traz uma novidade para os jovens universitários, no que diz respeito a atividades fora do Campus, uma visita, no dia dois de julho, à Albufeira do Azibo, onde os participantes vão poder fazer atividades aquáticas e desportos radicais.

Outra novidade desta edição é o desenvolvimento de uma aplicação para dispositivos móveis, criada pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da UTAD, que permitirá aos jovens consultar todas as informações relativas ao programa, horários, alojamento, mapas de localização, fotografias e vídeos das edições anteriores e até mesmo efetuar a sua inscrição.

A Universidade Júnior decorre no âmbito da “UTAD Summer Campus”, um conjunto de iniciativas programadas, de junho a setembro, com objetivo manter viva a atividade do campus na época das férias letivas. Ações formação, atividades de divulgação científica e iniciativas culturais vão assim animar a academia transmontana durante o verão.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.