Terça-feira, 26 de Outubro de 2021

Valorizar a herança cultural

O Município de Murça aprovou, na última reunião de câmara, uma proposta de celebração de contrato interadministrativo com a Universidade do Porto com vista à criação e instalação de um Centro Interdisciplinar, Transfronteiriço e Inter-Regional de Memória da Educação (CITRIME) na vila. 

-PUB-

As propostas surgem no âmbito da candidatura “Raízes da Educação para o Futuro”, copromovida pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e pela Universidade do Minho, em parceria com o município de Murça, para um projeto de investigação científica e desenvolvimento tecnológico aberto pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

O projeto tem como base a criação do CITRIME-MURÇA, um espaço de investigação, salvaguarda e valorização do “património histórico-cultural da educação escolarizada na região, e não só, refletido em testemunhos materiais e imateriais expressos no território, nos saberes, na memória e na identidade da comunidade local, na sua interação regional e transfronteiriça”.

As estratégias de operacionalização do centro passam, entre outros, pelo mapeamento e estudo do património material relacionado com a educação, pela criação de espaços de partilha intergeracional da herança cultural, pela promoção de ações de formação e divulgação de caráter inclusivo para as populações locais, pela promoção de parcerias com escolas e outras entidades da região e, ainda, pela organização de ações de cariz científico.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.