Por outro lado, o Município de Sabrosa contempla no Plano Director Municipal uma estratégia para os próximos anos e avança de imediato com a criação de mais seis lotes. “A nova Variante trouxe um impacto significativo ao sector empresarial, que tem procurado a zona industrial de Sabrosa. Já possuímos e desenvolvemos uma estratégia de alargamento do respectivo espaço. Estamos ainda a cooperar e a ajudar várias empresas para se instalarem em Sabrosa”, contou, ao Nosso Jornal, o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Marques.
Para corresponder a tanta procura, o Município partiu para uma primeira fase de expropriação, que comporta a criação de mais seis lotes, com mais de 2000 metros quadrados cada um. Porém, numa perspectiva mais ampla e de futuro, a autarquia está a promover e a estudar um outro alargamento de maior envergadura. “Julgo que o processo estará concluído dentro de ano e meio a dois”, assegurou o autarca. “A área anexada terá as infra-estruturas devidas para a instalação das empresas e poderemos ter possibilidade de criar um eixo logístico de grande interesse regional. De facto, sentimos uma grande procura e a nova Variante dará resposta a uma estratégia delineada por nós, com reflexo no aumento da oferta de espaços”, acrescentou.
Tendo em atenção esta nova realidade, o Plano Director Municipal em revisão já contempla novos espaços numa estratégia para 15 anos. De referir que, a Variante a S. Martinho de Anta será inaugurada em meados de Setembro. ”Julgo que um membro do Governo vai estar presente na cerimónia oficial. Isto vem em boa hora, porque ainda entra na época de vindimas e facilitará a circulação de viaturas agrícolas. Também coincide com o ano escolar e como há muitos professores que vêm de Vila Real, não deixa de ser importante a conclusão desta obra”, frisou o autarca.
A Variante a S. Martinho de Anta possui uma extensão aproximada de 6,8 km e tem três obras de arte especiais, cinco passagens superiores, uma passagem inferior e quatro passagens agrícolas.