O novo carro culminou uma série de esforços da instituição. António Fernandes, presidente da Associação de S. Tiago de Vila Chã, referiu que a aquisição do veículo era uma “necessidade premente”, visto que os dois carros que possuíam estavam bastante danificados, e ficaria muito onerosa a sua reparação.
A instituição propôs aos sócios que a melhor solução passava por comprar um novo veículo, que fosse polivalente. Através de uma candidatura à Abordagem Leader, do Proder, o sonho tornou-se realidade. A candidatura englobou ainda equipamento informático e apetrechos destinados ao uso pessoal dos funcionários no desempenho das suas actividades, tais como, batas, calçado e caixas isotérmicas para transporte de alimentação.
A nova viatura é inovadora devido à sua “multi-funcionalidade”. Além da possibilidade de transportar cinco pessoas, tem três divisões distintas: uma parte para a alimentação, outra para o transporte de produtos de limpeza, e outra divisão para a roupa dos utentes do apoio domiciliário.
Numa fase inicial, a viatura irá fazer o percurso da freguesia de Vila Chã. “Nós temos dois giros. O nosso serviço é prestado em nove aldeias, todas elas do planalto Norte do concelho de Alijó, ou seja, as freguesias de Vila Chã, Ribalonga e Pópulo”, referiu António Fernandes.
Adérito Figueira, vice-presidente da Câmara de Alijó, sublinhou que este novo equipamento “irá melhorar qualidade de vida dos utentes” do Centro Social de S. Tiago. “Esta candidatura teve o apoio da Câmara e acredito que haverá ainda alguma ajuda do município no financiamento da parte restante”, acrescentou. O autarca fez questão de salientar que a zona Norte do Concelho de Alijó merece mais atenção social, uma vez que “é mais envelhecida e desertificada”.
A cerimónia da bênção da nova viatura, a cargo do pároco Pinto de Castro, decorreu no domingo, com a presença de utentes, funcionários e direcção do Centro. Este investimento rondou os 50 mil euros, tendo sido financiado a 65 por cento pela Abordagem Leader.