Quarta-feira, 8 de Dezembro de 2021

Verão em Ação junta centena e meia de alunos

O programa envolveu cerca de 140 alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos, do 1.º, 2.º e 3.º ciclo.

-PUB-

O Município de Chaves, através do Plano Integrado Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, promoveu um leque variado de atividades enriquecedoras, durante as férias letivas de Verão, com o objetivo de incentivar nos alunos do concelho o gosto pelas atividades educativas, pela aprendizagem e pelo desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

O programa decorreu de junho a 6 de setembro, envolvendo cerca de 140 alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos, do 1.º, 2.º e 3.º ciclo.

O plano de atividades abrangeu diversas áreas, desde a área desportiva, educação ambiental, musical, conhecimento do património local, expressão artística e criativa, educação para a saúde e diversos workshops.

Os alunos foram divididos em grupos, consoante as idades, tendo desfrutado de variadas atividades, desde jogos tradicionais, golf, espaço clean, natação, passeios de bicicleta, karaté, kung fu, entres outros desportos.

Foram proporcionadas algumas visitas culturais à zona histórica da cidade, ao Centro Ciência Viva de Bragança, à fábrica das Águas de Carvalhelhos, ao Parque Biológico de Vinhais, ao Balneário Pedagógico de Vidago, à Escola Rodoviária de Boticas, à Resinorte, às Termas de Chaves, e visitas ao Quartel dos Bombeiros Flavienses.

O balanço foi positivo, permitindo conciliar a educação integral dos alunos e o suporte complementar que as famílias necessitam nestes momentos de interrupções letivas, preparando os alunos para um novo ano escolar voltado para o sucesso nas aprendizagens.

Com estas atividades os alunos desenvolveram competências de carácter psicossocial, através de atividades dinâmicas e atividades equilibradamente divididas entre o carácter físico, socio-emocional e cognitivo, com a finalidade de potenciar o sucesso integrado do aluno posteriormente ao nível do seu potencial criativo, desde o espírito empreendedor, responsabilidade e autocontrolo, resolução de problemas e trabalho.

Projeto dinamizado pela Equipa Viver a Sociedade do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar e Financiado pelo: Norte 2020, Portugal 2020, União Europeia – Fundo Social Europeu.

 

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.