Quinta-feira, 7 de Julho de 2022

Viajar na Corgobus vai ser 5% mais caro

A circular, pelas ruas do concelho de Vila Real, desde Novembro de 2004, os autocarros da Corgobus já transportaram mais de dois milhões e 300 mil passageiros, num serviço que tem merecido a confiança de um número crescente de vila-realenses e que, a partir de segunda-feira, vai sofrer um aumento médio de cinco por cento. […]

A circular, pelas ruas do concelho de Vila Real, desde Novembro de 2004, os autocarros da Corgobus já transportaram mais de dois milhões e 300 mil passageiros, num serviço que tem merecido a confiança de um número crescente de vila-realenses e que, a partir de segunda-feira, vai sofrer um aumento médio de cinco por cento.

Para “fazer face às recentes subidas dos preços dos combustíveis e de outros bens ou serviços”, a Corgobus, empresa responsável pela rede de transportes públicos de Vila Real, vai proceder à “actualização mínima” do seu tarifário, a partir do dia 16.

João Lino, responsável pela Corgobus, explicou, ao Nosso Jornal, que os aumentos rondam os cinco por cento. Ou seja, por exemplo, no caso do bilhete simples, os utentes terão que pagar 0,90 euros, o que representa uma subida de cinco cêntimos.

No caso das viagens pré- -compradas, os aumentos variam entre os 25 cêntimos, no caso dos cartões de 10 viagens para Estudantes/Seniores, passando de 4,15 euros para os 4,40 euros; e 1,10 euros, para os bilhetes mensais que passarão a custar 22,10 euros.

Para os bilhetes pré-comprados de 10 viagens, para a população, em geral, a actualização do tarifário prevê um aumento de 30 cêntimos, sendo, agora, portanto, necessário despender de 5,50 euros.

“Esta é a segunda actualização que fazemos”, recordou João Lino, explicando que, no aumento dos preços dos bilhetes, foi tida em conta a preocupação de incentivar os passageiros a optar, cada vez mais, pelos cartões pré-comprados, ao invés da aquisição dos bilhetes simples, no autocarro, porque, como sublinhou o mesmo responsável, “isso é mais rentável”, para os utilizadores da rede de transportes.

A Corgobus alerta todos os utentes portadores de cartões multiviagens (verde ou laranja) que deverão proceder à actualização das viagens que possuam (depois do dia 16), nos pontos de venda, por forma a poderem utilizar essas mesmas viagens”.

Depois de constituída, a empresa Corgobus – Transportes Urbanos de Vila Real, Sociedade Unipessoal, Lda., através da parceria entre a empresa espanhola CTSA que detém, na íntegra, os capitais, e a Câmara Municipal de Vila Real, a rede de transportes públicos urbanos da capital de distrito entrou em funcionamento, em Novembro de 2004, tendo já transportado mais de dois milhões e 300 mil passageiros.

No mês de Março, a Corgobus, nas suas quatro principais linhas, atingiu as 117.053 viagens, sendo de realçar que, no primeiro trimestre deste ano, foram transportados 321.001 passageiros, o que representa um aumento de 15 por cento, relativamente a igual período do ano passado.

 

Maria Meireles

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.