Sexta-feira, 22 de Outubro de 2021

Vila Grande cumpre promessa secular a São Sebastião

Desde as invasões francesas que a aldeia da freguesia de Dornelas oferece, a 20 de janeiro, o almoço a todos os seus visitantes em forma de agradecimento ao santo que a protegeu da guerra.

-PUB-

Em dia de São Sebastião, são milhares aqueles que vão em romaria até ao lugar de Vila Grande, na freguesia de Dornelas. Uma aldeia que na época das invasões francesas foi protegida da guerra pelo santo, a pedido da população. “Os guerreiros quando passavam pelas aldeias, pilhavam, roubavam e violavam as mulheres e a população prometeu a São Sebastião que, caso a armada não passasse por Vila Grande, fariam, todos os anos, uma festa em sua homenagem. Nessa altura caiu um forte nevão na aldeia, o que obrigou a um desvio na trajetória da armada”, explicou o presidente da Junta de Freguesia de Dornelas. 
Desde então, os habitantes de Vila Grande, em jeito de agradecimento

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.