Aos 13’, a turma visitante beneficia de um livre direto, muito perto da grande área, e Rabiço inaugura o marcador, não dando hipóteses de defesa a Luís Carlos. Aos 18’, através de um livre, a turma da casa esteve à beira de igualar a contenda. O Vila Real que incluiu na sua equipa inicial alguns elementos que participaram no Nacional da categoria, o que foi uma boa surpresa. Aos 27’, Nélson Penelas coloca o esférico na área, onde aparece André Novais, de cabeça, a levar a bola à barra. Aos 31’, novo livre, com Nélson Penelas a colocar de novamente na área e André Novais a cabecear ao lado. Quem não marca limita-se a sofrer e voltou a acontecer aos 38 minutos. Novamente de bola parada, Salifo eleva a contagem. Pouco depois, surge o intervalo.
No início da segunda metade, a turma da casa teve uma boa situação para reduzir a desvantagem, faltou clarividência no remate final. Respondeu de imediato o Chaves, com um defesa local a desviar pela linha final um remate intencional de Salifo. Aos 49’, Igor Sevivas aproveita uma falha do último reduto vila–realense, cruza para a área, com Hélder a rematar para o 0-3. Aos 63’, excelente jogada ofensiva da turma da casa, culminada com um remate de Jonathan para excelente defesa de Rato. O Chaves ia materializando com golos as oportunidades criadas, ao contrário dos locais. Aos 66’, Salifo serve Hélder, que dilata a vantagem num belo toque de calcanhar. Pouco tempo depois, novo golo de Hélder. Os vila-realenses nunca baixaram os braços e Nélson Penelas (grande exibição) marca o tento de honra dos da casa, depois de uma excelente jogada. Na resposta, João Pedro coloca o resultado final em 1-6, que foi demasiado pesado para os vila-realenses.
Ficha Técnica
Jogo no Campo do Calvário, em Vila Real.
Árbitro: Vítor Silva.
Auxiliares: Tiago Mota e Ruben Clemente.
VILA REAL: Luís Carlos; Luís Silva, Marcelo (Tiago Filipe, 56’), Tiago Valente e Eduardo (Diogo Matos, 66’); André Novais, Filipe Touças (António Rafael, 74’) e Nélson Penelas; Jonathan (Rui Pedro, 74’), Miguel Teixeira e José Pedro.
Suplentes não utilizados: Rui Miguel, Tiago Sarmento e António Nóbrega.
Treinador: Jaime Barreiro.
Capitão: André Novais.
CHAVES: Rato; Pedro Gomes (Miguel Lavrador, 64’), Mica, João Pedro e Rabiço; Rafael Cruz, Rui Lopes e Salifo (Andrezinho, 67’); Kasongo (Igor Sevivas, 47’), Fábio Carvalho e Hélder (Daniel Cidre, 71’).
Suplentes não utilizados: Cristophe, João Duro e Fábio Paz.
Treinador: Silvino Sousa.
Capitão: Rafael Cruz.
Ao intervalo: 0-2.
Marcadores: Rabiço (13’), Salifo (38’), Hélder (49’, 66’ e 71’), Nélson Penelas (78’) e João Pedro (80’).