O bailado clássico de Tchaikovsky, com a peça "A Bela Adormecida", pelo Russian Classical Ballet e outas formações como Hermes Ensemble e a Orquestra Filarmónica das Beiras vão estar presentes.
Na sua 13.ª edição, o FAN integra três momentos com protagonistas locais, mostrando assim o interesse e a qualidade crescente dos músicos da região. Um deles é o espectáculo de abertura, Banda à Varanda, projecto que convida compositores a escrever peças originais para músicos de bandas filarmónicas e ocorre em diálogo com a arquitectura dos espaços, neste caso, dos claustros do antigo Governo Civil.
Na semana seguinte estreia um novo projecto da região, a Banda Sinfónica Transmontana, que reúne cinco dezenas de músicos que aqui desenvolvem ou iniciaram a sua actividade artística. O reconhecido clarinetista Nuno Pinto é seu convidado. Num outro registo, o da música contemporânea de inspiração clássica, o FAN apresenta o pianista e compositor vila-realense João Balouta, que encerra este ciclo de programação.
As componentes internacional e contemporânea do festival são reforçadas com o excelente duo polaco constituído pela pianista Habia Ranie a violoncelista Dobrawa Czocher.
Como habitualmente, a anteceder os concertos é feito um brindo ao novo ano com um porto da Poças Júnior.