Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024
No menu items!

Vila Real celebra 2019 com festival de música clássica

O Teatro Municipal de Vila Real inicia o ano de 2019 com um festival dedicado à música clássica. Com um conjunto de nove espetáculos, de 5 a 27 de janeiro, o FAN - Festival de Ano Novo promete protagonizar momentos inesquecíveis a todos os vila-realenses, com artistas de três países. 

-PUB-

O bailado clássico de Tchaikovsky, com a peça "A Bela Adormecida", pelo Russian Classical Ballet e outas formações como Hermes Ensemble e a Orquestra Filarmónica das Beiras vão estar presentes. 

Na sua 13.ª edição, o FAN integra três momentos com protagonistas locais, mostrando assim o interesse e a qualidade crescente dos músicos da região. Um deles é o espectáculo de abertura, Banda à Varanda, projecto que convida compositores a escrever peças originais para músicos de bandas filarmónicas e ocorre em diálogo com a arquitectura dos espaços, neste caso, dos claustros do antigo Governo Civil.

Na semana seguinte estreia um novo projecto da região, a Banda Sinfónica Transmontana, que reúne cinco dezenas de músicos que aqui desenvolvem ou iniciaram a sua actividade artística. O reconhecido clarinetista Nuno Pinto é seu convidado. Num outro registo, o da música contemporânea de inspiração clássica, o FAN apresenta o pianista e compositor vila-realense João Balouta, que encerra este ciclo de programação.

As componentes internacional e contemporânea do festival são reforçadas com o excelente duo polaco constituído pela pianista Habia Ranie a violoncelista Dobrawa Czocher.

Como habitualmente, a anteceder os concertos é feito um brindo ao novo ano com um porto da Poças Júnior.

 

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS