Na primeira parte, o jogo foi equilibrado e muito jogado no centro do relvado, que continua em mau estado para a prática desportiva.
Ao intervalo, o nulo persistia e era ajustado ao desenrolar do encontro.
A abrir o segundo tempo, o Vila Real teve uma ocasião soberana para marcar, mas André Azevedo falhou uma grande penalidade a castigar uma falta na área.
Os barrosões responderam e criaram uma grande situação de golo, mas o guarda-redes Nuno brilhou ao negar o golo ao jogador do Vilar por duas vezes, quando este apareceu isolado.
Aos 75’, o árbitro Nuno Silva assinala penálti a favor do Vilar de Perdizes, mas o avançado Mendy também não conseguiu bater Nuno. Pouco depois, o Vilar inaugurou o marcador, numa boa jogada pela direita do avançado colombiano Rentaria (ex-Rabo de Peixe), com remate cruzado bate Nuno.
O empate chegou em cima do minuto 90, com o avançado brasileiro Nicolatti a corresponder da melhor forma a um pontapé de canto, num bom desvio de cabeça.
Empate no final do teste para as duas equipas, que vão estar na mesma série no Campeonato de Portugal, que arranca a 20 de agosto.
No próximo dia 13, o Vila Real vai medir forças com o Mirandela na Taça Transmontana, que será disputada no estádio do Macedo de Cavaleiros.
O jogo teve como árbitros André Santos, Nuno Silva e Artur Veiga.