Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024
No menu items!

Vila Real entre os distritos com menos mortes nas estradas

Desde o início do ano já morreram nas estradas portuguesas 696 pessoas, estatísticas que, se em outros tempos tinha Vila Real como um dos líderes da tabela, hoje coloca o distrito transmontano, bem como Bragança, entre os últimos.

-PUB-

Desde o início do ano e até ao dia sete de Dezembro, morreram nas estradas vila-realenses 15 pessoas, mais seis que em igual período do ano passado, revelou, no dia 10, um relatório provisório da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Segundo os dados divulgados, Vila Real, a par com a Guarda, que também contou com 15 vítimas mortais em acidentes de viação, está assim no quarto lugar do ranking dos distritos menos mortais.

Bragança surge em segundo lugar, com 10 mortos registados desde o início do ano, mas é Portalegre que lidera a tabela, ao contar apenas nove vítimas mortais.

No que diz respeito a Vila Real, o número indica um aumento de seis vítimas mortais relativamente a 2008, e de duas quando comparado com os registos de 2007.

Em 2009, os acidentes ocorridos nas vias do distrito resultaram ainda em 44 feridos graves, um número idêntico ao do ano passado, mas que fica muito aquém dos 68 registados em 2007.

Em 2008, Vila Real foi palco de 536 acidentes rodoviários, tendo sido atribuído um índice de gravidade ao distrito 1,9, o mais baixo da última década, sendo de recordar o ano de 1999 como o mais negro, já que, de um total de 695 acidentes, contabilizaram-se 42 mortos, 106 feridos graves e 938 ligeiros.

Em Bragança, a redução tem vindo a ser constante, com o ano de 2007 a apresentar 23 mortes, 2008, 13, e este ano apenas 10.

Segundo a ANSR, Lisboa foi o distrito onde os acidentes causaram mais vítimas mortais (76), seguido de Santarém (72) e Porto (70).

No total, na sequência de acidentes de viação ocorridos em Portugal Continental, este ano, 2391 pessoas ficaram feridas gravemente (menos 44 que no ano passado) e 39 332 foram classificadas como feridos ligeiros, o que representa um aumento de cerca de dois por cento relativamente ao ano passado.

Na última semana contabilizada nas estatísticas da ANSR, entre um e sete de Dezembro, registaram- -se 16 mortes e 46 feridos graves nas estradas portuguesas.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS