Terça-feira, 17 de Maio de 2022

Vila Real não se apura para leque de finalistas a Capital Europeia da Cultura 2027

Já são conhecidas as cidades portuguesas que passam à próxima fase do concurso a Capital Europeira da Cultura 2027. Vila Real foi uma das 12 candidatas, mas ficou pelo caminho.

Ponta Delgada, Braga, Aveiro e Évora. Uma destas cidades será Capital Europeia da Cultura em 2027. O anúncio foi feito, esta tarde, em Lisboa, pela organização.

Estas quatro cidades foram escolhidas entre 12 municípios que apresentaram uma candidatura e passam para a fase final do processo de candidatura.

Foram submetidas candidaturas por Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Ponta Delgada, Viana do Castelo e Vila Real. A avaliação foi feita por um júri que integrou representantes do Parlamento Europeu, do Conselho Europeu, da Comissão Europeia, do Comité das Regiões e do Ministério da Cultura de Portugal.

Entre os critérios de avaliação estavam, por exemplo, a estratégia a longo prazo, o conteúdo cultural e artístico, o alcance e envolvimento da sociedade no projeto bem como o seu orçamento e capacidade de execução.

A cidade vencedora terá um apoio financeiro de 25 milhões de euros, financiados pelo próximo quadro plurianual da União Europeia.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.