Proporcionar uma visita organizada a quem visita a cidade e dinamizar o centro histórico e o comércio tradicional são os objectivos do Programa de Apoio ao Turista, um projecto desenvolvido pela Câmara Municipal de Vila Real que vai oferecer visitas guiadas gratuitas a grupos de excursionistas.
No mínimo de cinco turistas e no máximo de 25, os grupos que poderão participar no programa precisam apenas de fazer uma chamada para a central de reservas da Entidade Regional de Turismo do Douro e indicar a data em que pretendem fazer a visita, bem como que tipo de “passeio” pretendem, de quanto tempo dispõem e em que língua deverá ser feita a visita. Prontos a entrar em acção estão 11 jovens, estudantes do curso de Turismo da Escola Profissional do Nervir, que irão acompanhar o grupo na ‘volta’ ao centro histórico.
Com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos, os estudantes do 10º e 11º anos de escolaridade tiveram uma formação específica para, durante todo o Verão, estarem prontos a acompanhar os grupos de turistas, sendo que as visitas podem ser feitas em inglês, francês ou alemão.
“Este programa pretende dar uma dinâmica concertada ao turismo no centro histórico”, sublinhou Domingos Madeira Pinto, vereador responsável pelos pelouros da juventude e do turismo na Câmara Municipal de Vila Real, sobre o projecto que conta ainda com a parceria, para além da Nervir, da Associação Comercial e Industrial de Vila Real e da Turismo do Douro.
Segundo o mesmo responsável, trata-se de uma visita “personalizada” que terá em conta as necessidades de cada grupo, sendo ainda entregue um folheto com o percurso turístico, disponível em duas línguas.
Além de permitir uma nova visão sobre o centro da cidade, que até agora era visitado pelos turistas sem qualquer tipo de orientação, o programa vai ainda permitir um reforço ao nível do Comércio Tradicional, ao incentivar os turistas a fazer as suas compras nas várias lojas do centro histórico.
Inovador ao nível da região transmontana, o programa, disponível desde ontem, funcionará sete dias por semana, até ao dia 30 de Setembro.
“Vila Real é, pela sua história e centralidade, a montra primeira do Douro enquanto destino turístico”, defendeu António Martinho, presidente da Turismo do Douro, que acredita que o programa vai permitir que os turistas possam levar uma primeira impressão mais positiva da região, um aspecto muito importante para que visitem outros concelhos ou para que mais tarde regressem a Vila Real.