Sábado, 16 de Outubro de 2021

Visita Pastoral a Abaças

D. António Augusto visitou, entre 27 de fevereiro e 1 de março, a paróquia de Abaças, da qual é pároco o Pe. Fernando Monteiro.

-PUB-

No primeiro dia, o bispo de Vila Real reuniu com os colaboradores e utentes do Centro Social e Paroquial de Abaças. Este dia foi marcado com a celebração da Eucaristia, na igreja paroquial, com a administração da Unção dos Enfermos. Nesta celebração, para além do pároco, esteve também presente o Mons. Salvador Parente Ribeiro, antecessor desta localidade.

O bispo diocesano aproveitou esta ocasião para reunir com os membros da Fábrica da Igreja, zeladores da igreja e das capelas, com o coro e outros colaboradores paroquiais, terminando o dia com o jantar no Centro Social e Paroquial de Abaças com todos os utentes desta instituição.

Ao longo dos dias, D. António Augusto aproveitou também para conhecer as diversas aldeias que constituem esta freguesia do concelho de Vila Real e para visitar os doentes. Começou por se dirigir a Vilarinho de Tanha, onde, na capela, foi recebido por muitas pessoas que se juntaram para o saudar. Seguiu-se a visita aos doentes, momento em que o prelado teve a oportunidade de, com a sua simpatia e amabilidade, confortar os mais fragilizados pela doença e pela idade. Com grande alegria foi acolhido nas muitas casas que visitou.

Visitou ainda as aldeias de Magalhã, Bujões, Fontelo, a Capela de S. Bartolomeu e a Capela de Nossa Senhora da Guia. Nesse dia ainda houve tempo de ir à Ponte da Ribeira e inteirar-se da importância histórica desta Freguesia de Abaças. Acompanharam o Sr. Bispo o presidente da Junta de Freguesia, os membros da Fábrica da Igreja e o pároco.
Um outro dia foi dedicado às crianças e jovens desta comunidade paroquial, encontrando-se com as catequistas, os catequisandos e seus familiares. O dia  ficou marcado pela bênção da imagem de S. João Paulo II, um dos mais recentes e mais acarinhados santos da Igreja Católica, até pelo facto de ser um santo que viveu entre nós, e agora o mais recente santo a habitar na igreja de Abaças. Este momento foi de extrema importância para os presentes, mas em especial para os jovens, de quem São João Paulo II tanto gostava e que tanto inspirava.

Os crismandos apresentaram-se individualmente a D. António Augusto, que lhes falou da importância do sacramento da Confirmação na vida da Igreja. Este encontro terminou com um lanche oferecido pelos pais dos crismandos e pais do Coro Juvenil de Abaças, que presenteou o responsável diocesano com um pequeno concerto musical.
O último dia foi marcado pela celebração da Eucaristia com a administração do sacramento do Crisma a 39 jovens desta comunidade. Os jovens, seus padrinhos e familiares, e toda a comunidade de Abaças se alegraram pela beleza e carinho de todos os momentos da visita de D. António Augusto Azevedo, bem como pela sua proximidade para com todos.
No final, o bispo foi presentado com uma imagem de São Pedro, padroeiro de Abaças, para que de hoje em diante tenha sempre consigo “um pedacinho de Abaças” a acompanhar o seu episcopado e a protegê-lo.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.