Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025
No menu items!

Voluntários vão ajudar crianças dos bairros sociais

Depois de um investimento de cerca de 150 mil euros na criação de três “espaços multiusos”, o município vai avançar com um projeto que visa levar docentes voluntários a ensinar as crianças que vivem nos bairros sociais da cidade. Combater o abandono escolar é assim um dos objetivos do projeto que, no futuro, deverá ver a sua atuação alargada ao apoio de idosos e à animação cultural dos bairros.

-PUB-

Estão abertas as inscrições para a criação de um grupo de voluntários que queira participar no projeto “+ Social” que, dinamizado pela autarquia, através da empresa municipal Vila Real Social, pretende ajudar as crianças de três bairros sociais no seu percurso educativo e, assim, combater o insucesso e abandono escolares.

No âmbito do projeto, para o qual os voluntários podem inscrever-se e apresentar a sua disponibilidade de horário através da página da internet da empresa (www.vilarealsocial.pt), estão a ser recuperados, num investimento de cerca de 150 mil euros, três espaços existentes nos bairros de Parada de Cunhos, Vila Nova e São Vicente de Paula.

“Este projeto visa a criação de um espaço com um ambiente educativo no qual o aluno poderá aproveitar o seu tempo de forma construtiva e enriquecedora. Neste espaço ter-se-á acesso a um apoio mais individualizado, proporcionado por docentes, voluntários que ajudarão a colmatar alguma das suas lacunas”, explica a empresa em comunicado.

No âmbito do trabalho voluntariado, a autarquia revelou que já existe um acordo de cooperação com a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro ao abrigo do qual os alunos dos cursos via ensino poderão participar e aderir ao projeto, e contribuir na sua vertente socioeducativa. No entanto, “o projeto está aberto a todos” os cidadãos, explicou Armando Vieira, do Conselho de Administração da Vila Real Social.

O projeto “+ Social” surge da “necessidade de acompanhar os residentes mais jovens dos bairros sociais no seu percurso educativo com o objetivo de combater o abandono escolar, uma problemática crescente registada através da análise de um inquérito social realizado aos vários agregados familiares”, explicou o mesmo responsável ao Nosso Jornal.

Desenvolvido em espaços antes devolutos, como por exemplo caves, estão a ser criados “espaços multiúsos” onde os mais pequenos terão aulas de apoio, sendo que, até o final do mês ficará pronto o espaço recuperado no bairro de Parada de Cunhos, devendo-se avançar com o projeto em si já no próximo mês de junho.

“A ideia é que cada espaço corresponda às necessidades de cada bairro”, sublinhou Armando Vieira, referindo que serão ainda criadas salas de convívio, pequenos auditórios e serviços de apoio que permitirão a realização de várias atividades, quer de ocupação dos tempos para os mais idosos, quer de animação para os moradores em geral.

Perspetivando que cada bairro seja capaz de dar vida ao “+ Social”, a empresa municipal espera que a dinâmica dos próprios espaços venha permitir o alargamento das suas áreas de atuação.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS