Já estamos a menos de uma semana do final do sufrágio nacional que vai ditar as “Sete Maravilhas Naturais de Portugal”, estando marcado para o próximo dia sete o encerramento das linhas de votação, e para o dia 11, o anúncio das paisagens preferidas dos portugueses.
Apesar de ainda estarem 21 paisagens a votação, concorrendo na categoria “Zonas aquáticas não marítimas”, o Vale do Douro tem agora como rivais as Portas de Ródão, paisagem localizada em Vila Velha de Ródão, distrito de Castelo Branco, e a Lagoa das Sete Cidades, na Ilha de São Miguel, nos Açores.
“Temos que lutar com todas as armas”, defendeu António Teixeira, presidente da direcção da Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR), dinamizadora da candidatura, lembrando que entre as cinco candidaturas açorianas que se mantêm na corrida, a da Lagoa das Cidades é a grande aposta do Governo Regional.
De recordar que, a campanha exigiu um investimento total de 400 mil euros, sendo no entanto de sublinhar que esse valor, que mereceu uma comparticipação de 70 por cento de fundos comunitários, incluiu, num projecto mais global e numa fase inicial, a candidatura do Douro na votação das Sete Maravilhas da Natureza do Mundo, na qual a vertente selvagem da região ficou entre as 77 paisagens melhor classificadas, num conjunto de mais de 400 que entraram na corrida.
Já reconhecido assim como uma das maravilhas da natureza do mundo, e como um dos destinos turísticos recomendados pela National Geographic, a receber mais essa chancela, o Douro vai “continuar o seu processo de afirmação, de construção básica de um destino de excelência sustentado”.
Até ao dia sete, os portugueses podem votar nas suas paisagens de eleição através da Internet (www.7maravilhas.sapo.pt), por telefone (cada votante efectua o seu voto utilizando uma chamada para o número 760 302 718, no caso do Vale do Douro) ou por SMS (a enviar para o número 68933 com o código 718).
Na eleição das maravilhas naturais, estão agora 21 paisagens de Portugal, dessas será escolhida apenas uma em cada uma sete categorias a concurso.
As “7 Maravilhas Naturais de Portugal” são conhecidas no próximo dia 11, numa cerimónia a ter lugar nas Portas do Mar, na Ilha de S. Miguel, Açores.