1.Pontos para os primeiros 15
O WTCR / OSCARO recebe um novo sistema de pontos para 2019 com o objetivo de garantir que mais pilotos possam pontuar com mais frequência. Os 15 melhores pilotos receberão pontos, de acordo com a classificação final das Corridas 1, 2 e 3 pela ordem que segue:
O mesmo sistema de pontuação é aplicado à competição por equipas do WTCR – FIA World Touring Car Cup apresentado pela OSCARO. Os Wild Cards não pontuarão.
2. Prestações na Primeira Qualificação recompensada com pontos
Os pontos são distribuídos não apenas para a segunda Qualificação, como em 2018, mas também na primeira Qualificação. Os cinco pilotos mais rápidos, de acordo com a classificação final, pontuam da seguinte forma:
3. Q3 – ordem de corrida ajustada
A ordem de saída para a Q3 da segunda Qualificação foi ajustada, com o piloto mais rápido na Q2 a escolher sua posição na ordem. Isso significa que o piloto mais rápido na Q2 não terá de esperar que os outros quatro pilotos façam a sua volta na Q3 ,antes da sua tentativa. A mudança segue o feedback dos pilotos que sentiram que poderiam ser prejudicados por esperar, devido a uma potencial diminuição no desempenho do carro e da temperatura dos pneus, por exemplo.
4. Malásia junta-se ao calendário
A Malásia juntou-se ao calendário do WTCR / OSCARO com a super-final da temporada a estar agendada para o Circuito Internacional de Sepang, de 13 a 15 de dezembro. O evento será único para o automobilismo asiático, com os pilotos do FIM Endurance World Championship também em ação nesse fim de semana.
5. Restrições nas listas de inscritos
Para equilibrar a participação entre as marcas que fornecem os carros às equipas cliente, um máximo de quatro carros por marca, e dois carros por equipa são permitidos.
6. Mudanças nas regras para os testes
Para preservar a equidade no tempo em pista e evitar aumentos no orçamento, foram colocadas mais restrições aos testes em 2019. Nenhum teste é permitido em nenhum circuito do calendário do WTCR antes ou durante um fim de semana de corrida, uma vez que a temporada se inicia, com algumas exceções, como os testes organizados pelo promotor do WTCR Eurosport Events e as sessões nas 24h de Nürburgring Nordschleife.
7.Restrições no número de elementos da equipa durante o fim de semana
Dez braçadeiras são emitidas por cada carro e apenas o pessoal identificado com uma braçadeira, com um registo prévio na FIA antes de cada evento, estão autorizados a trabalhar nos carros durante o evento.
8. Mudanças no Treino Livre 1
Os eventos WTCR / OSCARO são geralmente realizados ao longo de três dias para evitar que os horários fiquem demasiado congestionados. Como resultado, o treino livre 1 agora acontece no primeiro dia da maioria dos eventos, e foi aumentado para 45 minutos de duração, para aumentar o tempo de pista para equipas e pilotos.