O projeto, apresentado na segunda-feira, é promovido pela Escola Profissional Jean Piaget – Polo de Macedo de Cavaleiros, que viu recentemente aprovada a sua candidatura para criação de um Centro Tecnológico Especializado na área da Informática.
Trata-se de uma candidatura submetida no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), enquadrada no “Investimento RE-C06-i01”: Modernização da oferta e dos estabelecimentos de ensino e da formação profissional.
Benjamim Rodrigues, presidente da autarquia, revelou que “é um investimento na ordem de um milhão e 100 mil euros e que deverá ser executado nos próximos dois anos”.
A candidatura apresentada no âmbito do PRR visa dotar as várias escolas portuguesas que foram contempladas com a criação de Centros Tecnológicos Especializados com centros de excelência para o ensino dos cursos profissionais, tanto em termos de equipamentos tecnológicos de última geração, como em termos de qualidade das respetivas instalações.
O presidente da câmara acredita que este é mais um passo com vista à consolidação da aposta do executivo municipal no ensino para este mandato. “No sentido de consolidar a estratégia apresentada, em fase de candidatura foi estabelecido um protocolo de parceria com o município, onde é reconhecido o papel estruturante desta Escola Profissional para a estratégia de desenvolvimento do concelho e da região das Terras de Trás-os-Montes e se estabelecem princípios de colaboração entre as duas entidades no âmbito desta iniciativa”.