Terça-feira, 21 de Maio de 2024
No menu items!

1253 eleitores votam de forma antecipada em Vila Real

\ ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

-PUB-

As eleições presidenciais estão agendadas para dia 24 de janeiro, mas já este domingo se começa a decidir quem será o próximo presidente da República. Um pouco por todo o país, os eleitores vão hoje às urnas para votar de forma antecipada.

No caso de Vila Real, onde as mesas de voto estão instaladas no edifício da câmara municipal, 1253 pessoas decidiram exercer o seu direito de voto mais cedo, seja porque são estudantes universitários e não têm hipótese de votar no local habitual, seja por questões de trabalho ou para, simplesmente, evitarem possíveis aglomerados no dia 24.

Vitor Jeremias estuda na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Natural de Ponte de Lima, e na impossibilidade de votar na sua terra, decidiu inscrever-se para votar em Vila Real.

"Não estava à espera que viesse tanta gente, mas como aqui há muitos estudantes de fora, acaba por ser normal", refere, acrescentando que "tendo em conta os candidatos, a minha decisão não foi difícil. Cada pessoa tem os seu ideais e o importante mesmo é ir votar".

Mais à frente, Luís Constâncio, que habitualmente vota em Vila Nova de Foz Côa, também se mostrou surpreendido com a elevada afluência. "Não estava à espera, mas estou contente por ver tanta gente aqui hoje, espero que seja pela razão certa", salienta.

Questionado sobre se foi difícil decidir em quem votar, Luís Constâncio não hesitou em dizer que "não", reforçando que "é importante exercermos o direito de voto para fazer frente aos movimentos de extrema direita".

Lá dentro, os eleitores são divididos por duas mesas: uma para quem é do concelho de Vila Real e outra para quem é de outros concelhos.

"Foram criadas todas as condições para as pessoas votarem em segurança, desde as regras de higienização até à entrada e saída que acontece por portas diferentes", afirmou Eugénia Almeida, vereadora da autarquia, que se mostrou satisfeita com "a elevada adesão das pessoas".

"No nosso caso, o voto antecipado começou, durante a semana, no estabelecimento prisional onde se verificou um aumento no número de votos", salientou, acrescentando que "o facto de estar muita gente a votar de forma antecipada mostra o interesse das pessoas. Os nossos cadernos de voto estão, neste momento, preenchidos na ordem dos 25%".

As urnas abriram às 8:00 e encerram às 19:00. Em todo o país, cerca de 247 mil pessoas optaram por votar de forma antecipada.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS