Terça-feira, 23 de Julho de 2024
No menu items!




15 mil euros para novas ideias de jovens

Duas associações do Nordeste Transmontano vão premiar com 15 mil euros novas ideias de jovens para a região, no âmbito de um projeto que visa estimular o aparecimento de novos negócios.

-PUB-

A iniciativa é da Associação Nacional de Criadores de Suínos da Raça Bísara (ANCSUB), sediada em Vinhais, e da Associação Empresarial do Nordeste da Beira (AENEBEIRA), sediada em Trancoso.

As duas associações têm em curso o projeto “Startup Nordeste” que engloba, pela primeira vez no Nordeste Transmontano, um concurso aberto na área do empreendedorismo, o CRIEnoNI – Concurso Regional de Ideias Empreendedoras no Nordeste Interior.

Este concurso, segundo divulgaram as promotoras em comunicado, pretende validar e premiar ideias e privilegia “projetos focados no desenvolvimento sustentável do interior, fazendo uso da economia circular, proteção ambiental e combate às alterações climáticas, criando uma semente para uma cultura eco-empreendedora” na região.

O concurso é um desafio para a “criação de ‘startups’ ecoempreendedoras” e vai atribuir “um conjunto de prémios que totalizam 15 mil euros” à ideia e projetos que podem ser apresentados “por todos os jovens”.

A condição é que “tenham um projeto que contemple a sua implementação nas regiões do Nordeste Interior e potencial de impacto no âmbito do eco-empreendedorismo (eco-inovação, eco-oportunidade e eco-compromisso)”.

Para as candidaturas são elegíveis “projetos em fase de ideia, projetos com protótipos ou provas de mercado (produto mínimo viável e/ou prova de conceito) e projetos inovadores de ‘startups’ criadas há menos de um ano”, como explicam as promotoras.

Além do concurso, o “Startup Nordeste”, que envolve as duas associações e é cofinanciado pelo Compete 2020, tem programados ‘bootcamps’ (campos de treino) para os jovens nos meses de maio e junho, em Bragança, Vinhais e Guarda, para “ajudar a desenvolver as competências e conhecimentos necessários para ter sucesso”.

O projeto conjunto “Startup Nordeste” é apresentado com o propósito de desenvolver “um novo conceito” com “um programa de empreendedorismo multirregional, focado nos recursos endógenos locais, promovendo o impacto na atratividade deste território para os jovens empreendedores e para as empresas”.

Com esta iniciativa, as duas associações propõem-se “contribui para a dinamização territorial e empresarial, primordialmente nos territórios de influência” das mesmas.

[adrotate group="24"]

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

[adrotate group="2"]

Mais lidas

[adrotate group="3"]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

[adrotate group="5"]