O vice-presidente da Câmara Municipal de Sabrosa e vereador da Educação, Martinho Gonçalves, presente na sessão de abertura da festa das crianças aproveitou o momento para realçar que o município “tem uma grande responsabilidade na educação dos alunos do nosso concelho e estamos fortemente empenhados para que o Centro Escolar Fernão de Magalhães e os Jardins de Infância continuem com a qualidade que têm com a aplicação de algumas iniciativas elaboradas neste sentido, como é o caso dos transportes e refeições gratuitas, as AEC e as atividades da Componente de Apoio à Família também gratuitas com qualidade e dinamismo, para cativar os alunos e ocupá-los de uma forma lúdica”.
Acrescentou ainda que se tem observado “um nível de inclusão muito elevado”, nomeadamente para estudantes com alguma incapacidade, bem como comunidades de imigrantes e tantas outras medidas implementadas para o vosso sucesso, como o projeto aqui realizado “Conhecer o Que Como”, a robótica, a plataforma Reeducar +, o investimento em equipamento informático e digital e a possibilidade de usufruírem da natação na Piscina Municipal Rosa Mota.
Com o culminar do ano chegou-nos também o primeiro lugar, a nível nacional, no que diz respeito ao sucesso escolar dos alunos do 1.º ciclo, beneficiários de ação social escolar, o que “muito nos orgulha e destaca todas as nossas competências, principalmente pelo esforço e dedicação de todo o corpo docente. Esta é uma fase de grande relevância para vós, e é um orgulho estar presente nesta etapa das vossas vidas, muitos parabéns a todos e que esta festa seja memorável para todos”, sustentou.
Do programa constaram várias atuações com muita música, dança e representações teatrais, tendo sido o ponto alto da festa a cerimónia dos finalistas, com a entrega de cartolas e diplomas às crianças das turmas que completaram o ensino pré-escolar e o quarto ano de escolaridade da Escola Básica Fernão de Magalhães e do Jardim de Infância de Parada de Pinhão.
Presentes estiveram membros do executivo municipal, o diretor do Agrupamento de Escolas Miguel Torga, a coordenadora do Centro Escolar Fernão de Magalhães, a Associação de Pais, os pais e encarregados de educação, e vários elementos da comunidade escolar.
O evento terminou com um lanche convívio com toda a comunidade e foi organizado pela Escola Básica Fernão de Magalhães com o apoio do município.