As comemorações os 170 anos do concelho de Sabrosa iniciaram-se com uma reflexão conjunta, para elaborar um documento de trabalho sobre a Estratégia de Desenvolvimento, onde participaram, para além do Presidente da Câmara Municipal, o Governador Civil de Vila Real, representantes dos vários partidos políticos com assento na Assembleia Municipal e grandes especialistas em desenvolvimento regional e local: Artur Cristóvão, Luís Ramos, Chris Gerry e Alberto Baptista.
O Presidente da Câmara Municipal, José Marques, apresentou um documento onde se abordavam os problemas e fraquezas do concelho, analisando, por outro lado, as mais valias culturais, turísticas e económicas, sobre as quais Sabrosa poderá e deverá apoiar a sua Estratégia de Desenvolvimento. Enunciou, ainda, algumas das infra-estruturas, com especial incidência na oferta turística, nas quais o Município deverá apostar e para conseguir uma valorização de excelência, a nível nacional e internacional. A imagem de Fernão de Magalhães é assumida pelo Presidente como uma marca com grande projecção internacional e de enorme valor, para todo o concelho, devendo, por isso, ser inserida numa estratégia de comunicação, imagem e oferta turística de qualidade.
Depois do seminário, houve uma Missa Solene de Acção de Graças, presidida pelo Bispo da Diocese de Vila Real, tendo as celebrações finalizado no edifício dos Paços do Concelho, com a actuação da Banda de Música de Sabrosa e do Grupo de Teatro Filandorra que encenou uma leitura do Decreto de D. Maria II que instaurou o Concelho de Sabrosa.