Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024
No menu items!

2010 – É preciso sonhar

“O sonho comanda a vida” diz o poeta. Todos temos o direito de sonhar e, em muitos casos, os sonhos concretizam-se. Cada um, à sua maneira, considerará esta ou aquela realização a concretização de um sonho. As pessoas que não têm casa sonham em consegui-la, muitos sonham tirar um curso, ter saúde, ter trabalho, ter pão para os seus. Estes sonhos são irrealizáveis? Sabemos que não, todos conhecemos muitos que os conseguiram realizar, com trabalho, suor e lágrimas. Nenhum cairá do céu aos trambolhões, é preciso lutar, trabalhar, procurar esforçadamente a sua realização, às vezes com sacrifícios pessoais e familiares tremendos. Por exemplo, a nível das nações, já assistimos à concretização de grandes sonhos.

Mahatma Gandhi levou a Índia a tornar-se independente do poderoso Império Britânico, por meios pacíficos, através do confronto das ideias, pela persistência dos seus argumentos e pela coerência da sua luta pelos direitos humanos, sempre com o pacifismo como bandeira.

Em 23 de Agosto de 1963, Martin Luther King, discursou em Washington em defesa dos direitos civis e pela abolição da discriminação racial, perante 250.000 pessoas. Foi o célebre discurso que ficou conhecido como “Tenho um sonho…”. “Hoje digo-vos, meus amigos, que apesar das dificuldades e frustrações do momento, ainda tenho um sonho”. O sonho de Luther King era que na nação americana que discriminava os negros, ao ponto de nos transportes públicos os brancos

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS